Prédio da Estação Ferroviária de Caxias do Sul é restaurado

Fonte Ascom - IPHAN 18/04/2013 às 11h

Mais um imóvel da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) passará a ter função cultural. O antigo prédio da Oficina de Locomotivas do complexo da Estação Férrea de Caxias do Sul (RS) está restaurado e será entregue nesta quarta-feira, 17, à comunidade.

O prédio foi cedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para uso do município durante 20 anos, após o Termo de Compromisso firmado em 2011. A iniciativa tem como principal objetivo preservar a memória ferroviária local ao promover a revitalização e a reestruturação do espaço para destinação compatível ao seu valor cultural, para fins de lazer e de desenvolvimento turístico. Os prédios da Estação Ferroviária de Caxias do Sul e da Estação Ferroviária de Forqueta, além do leito ferroviário entre os dois imóveis foram também foram cedidos ao município.

Com área de 450 m², a antiga oficina integra o complexo arquitetônico da Estação Férrea, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). De acordo com a prefeitura, o novo espaço abrigará uma biblioteca parque que realizará ações de estímulo à leitura voltado às crianças, jovens e adultos, como também a promoção da educação patrimonial.

Serviço
Data: 17 de abril de 2013
Horário: 15h
Local: Estação Férrea, Rua Augusto Pestana, 50 – Bairro São Pelegrino, Caxias do Sul (RS)

 

 

Ascom - IPHAN
Fonte Ascom - IPHAN 18/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Prédio da Estação Ferroviária de Caxias do Sul é restaurado