Prayuth Chan-Ocha é eleito premier na Tailândia

Fonte ANSA 21/08/2014 às 20h

Militar foi o líder do golpe de Estado em maio

21 Agosto, 14:04•BANGKOK•ZGT

(ANSA) - O general Prayuth Chan-Ocha, chefe da junta militar que governa a Tailândia desde 22 de maio, foi eleito o primeiro-ministro do país nesta quinta-feira (21).



O atual Parlamento tailandês está dominado por representantes militares e Chan-Ocha foi candidato único ao cargo. Assim, ele recebeu todos os 191 votos possíveis.



A nominação do general confirma a volta da calma institucional na Tailândia, que ficou sem comando nos últimos três meses. No período, o general de 60 anos foi concentrando o poder em suas mãos e não permitiu o surgimento de uma oposição política. Raras também são os veículos de mídia que criticam sua atuação.



Chan-Ocha, que antes do golpe havia dito que não havia a possibilidade de derrubada do governo da então primeira-ministra Yingluck Shinawatra, aparece todas as sextas-feiras em programas de televisão dizendo que quer "restituir a felicidade à Tailândia , eliminando a corrupção e reconstruindo a economia".



Entenda o caso No dia 22 de maio, após sete meses de manifestações públicas contra o governo da época, houve um golpe de Estado aplicado pelos militares liderados por Prayuth Chan-Ocha. Os militares "tomaram o poder para restabelecer a ordem e promover reformas políticas", disse Prayuth ao anunciar o golpe, o 12º desde 1932.



Com isso, a então primeira-ministra Yingluck Shinawatra foi detida e impedida de sair do país. Ela também teve que participar de "audiências" dos militares para se defender de acusações de "abuso de poder". Ela já havia sido destituída duas semanas antes pela Corte Institucional do país. (ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 21/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Prayuth Chan-Ocha é eleito premier na Tailândia