Povos indígenas do mundo inteiro se reúnem na sede da ONU

Fonte Rádio ONU, parceira da EcoAgência 10/05/2012 às 0h

Povos indígenas do mundo inteiro se reúnem na sede da ONU

A 11ª sessão do Fórum Permanente para Questões Indígenas abriu nessa segunda feira, na sede das Nações Unidas em Nova York. Quase 2 mil representantes do mundo inteiro participam do encontro, que tem uma duração total de duas semanas. Assuntos a serem discutidos no Fórum serão o meio ambiente, direitos humanos, e a identidade cultural, entre outros. Será debatida também a Conferência Mundial dos Povos Indígenas, que vai acontecer em 2014.

Um evento especial no dia 17 de maio, presidido pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, vai celebrar cinco anos da adoção da Declaração da ONU dos Direitos dos Povos Indígenas. O documento, publicado em setembro de 2007, após mais de duas décadas de debates, defende os direitos individuais e coletivos dos povos indígenas. O tema do Fórum deste ano é a "Doutrina da Descoberta", que discute violações sérias dos direitos indígenas, remontando à era da colonização das Américas.

Outros destaques do Fórum são a exposição, intitulada "Os Povos Indígenas e a Soberania Alimentar", aberta nesta terça-feira, e mais de 50 eventos sobre a cultura indígena. O Fórum Permanente para Questões Indígenas foi formado pelo Conselho Econômico e Social da ONU em 2000. Ele conta com 16 peritos independentes que disseminam informações e dão recomendações relativas a assuntos indígenas ao sistema da ONU.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência
Fonte Rádio ONU, parceira da EcoAgência 10/05/2012 ás 0h

Compartilhe

Povos indígenas do mundo inteiro se reúnem na sede da ONU