Povoado de São Jorge (GO) reúne belezas naturais do Cerrado

Fonte Blog do Turismo 04/08/2014 às 20h
Aventura, simplicidade e muitos encantos. O charmoso povoado de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, reúne todos os predicados para quem procura um tempo para descansar, ficar em contato com a natureza e a viver a experiência de uma vida longe da correria das grandes metrópoles.

Entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a vila oferece a seus visitantes a comodidade de ficar pertinho do Parque, um reservatório das belezas naturais do Cerrado brasileiro, com rica fauna e flora. Em termos geológicos, São Jorge também é um patrimônio nato, graças à abundância de cristais quartzo, que está sob o solo da vila. A ocorrência dessa pedra também faz da vila e cercanias um destino místico.

Os arredores da vila estimulam a prática de trilhas e outros esportes de aventura. A visita às cachoeiras da região é uma experiência imperdível e há até quem acredite nos poderes curativos das suas águas. Não à toa as terapias alternativas são muito procuradas na região, já conhecida por oferecer um modo de vida mais alternativo, que se recusa a render-se à pressa e ao estresse.

O ápice das atividades turísticas da vila é o mês de julho, com a realização Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que pode ser o momento propício para quem deseja conhecer os mais diversos espectros dessa região do Brasil.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Protegendo uma área de 65.514 ha de Cerrado de altitude, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local, e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001.

Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, numa viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.

A entrada do Parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás.

De Brasília (DF), são cerca 260 km até a entrada do Parque. O acesso é feito pela BR-020, em direção à Formosa-GO. No trevo, pegar a BR-010, sentido Alto Paraíso. Após cruzar a divisa do Distrito Federal com Goiás, a BR-010 passa a se chamar GO-118. Chegando a Alto Paraíso, vire no trevo à esquerda em direção a São Jorge e siga pela GO-239 por mais 22 km de rodovia asfaltada e 14 km em estrada de terra.

O caminho de São Jorge até a portaria do Parque tem menos de 1 km de extensão, sendo possível ir caminhando, de bicicleta ou de carro. Nos períodos com maior fluxo de visitantes (meses de férias escolares e feriados prolongados), o estacionamento fica lotado e a estrada de acesso ao Parque pode se tornar intrafegável, portanto, recomendamos que deixe o seu carro em São Jorge.

Distâncias da portaria do Parque aos centros mais próximos:

Brasília: 260 km

Goiânia: 460 km

Outras informações você encontra neste link.

Blog do Turismo
Fonte Blog do Turismo 04/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Povoado de São Jorge (GO) reúne belezas naturais do Cerrado