Pós-Doutorado no IEA/USP com bolsa da FAPESP

Fonte Agência Fapesp 16/08/2016 às h

Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Medicina com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 19 de agosto.

O bolsista integrará a equipe do Projeto Temático "Uso de modernas técnicas de autópsia na investigação de doenças humanas (MODAU)", que tem como pesquisador principal o prof. Paulo Hilário Nascimento Saldiva.

O projeto avalia o conceito de autópsia minimamente invasiva como uma alternativa para aumentar o número de autópsias, entender os processos de doenças e para avaliar o diagnóstico clínico e o tratamento, assim como o papel da autópsia como ferramenta de investigação dos efeitos do ambiente urbano na determinação de doenças humanas.

O projeto ao qual o bolsista estará vinculado tem como objetivo principal investigar os efeitos dos poluentes atmosféricos na doença de Alzheimer dos residentes do município de São Paulo.

Os candidatos devem ser biomédicos e médicos, com doutorado em bioquímica, biologia molecular ou áreas correlatas. São desejáveis conhecimentos nas áreas de doenças neurodegenerativas, com experiência em cultura celular de linhagem e cultura primária, transfecção de células, western blotting, microscopia de fluorescência e citometria de fluxo. Precisam ainda ter conhecimentos na área de autópsia para a coleta de amostras teciduais para efetuar as análises.

A seleção será baseada na análise do currículo do candidato e de seu potencial de contribuição na área do projeto. Os candidatos devem enviar, por correio eletrônico, carta de intenção, curriculum vitae (preferencialmente Lattes) e pelo menos três cartas de recomendação para os endereços tuca@ime.usp.br e pauloafonso@lim05.fm.usp.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1208/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades

Agência Fapesp
Fonte Agência Fapesp 16/08/2016 ás h

Compartilhe

Pós-Doutorado no IEA/USP com bolsa da FAPESP