Por éso Bailo na Funarte MG

Fonte Ascom - Funarte 16/05/2012 às 22h

Por éso Bailo na Funarte MG

Vencedor do “Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG -2012”, o Projeto Artes Cênicas Mês a Mês chega em sua terceira semana de programação, em maio homenageando a dança.

Nos dias 19 e 20, a Cia. Ispiración Flamenca apresenta seu mais recente espetáculo: Por éso bailo, que explora ritmos tradicionais da região da Andaluzia, na Espanha, além do universo poético do poeta andaluz Federico Garcia Lorca.

Dirigido por Marcelo Rodriguez (que também participou do Artes Cênicas Mês a Mês como professor da Oficina de percussão em ritmos flamencos), Por éso bailo marca a renovação e a longevidade da Inspiración Flamenca, grupo que, em 2012, completa 20 anos de trajetória.

CIA. INSPIRACIÓN FLAMENCA

A escola e companhia de dança Inspiración Flamenca foi fundada em 1992 pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Rodriguez. Sendo um espaço para o aprofundamento dos estudos da cultura andaluza, suas raízes e interpretações, a companhia nunca perdeu a liberdade ao explorar os ritmos tradicionais espanhóis. “O próprio nome da companhia, Inspiración, é o que move o meu trabalho de criação. Ele é livre, com raízes no Flamenco sim, mas também com toda a bagagem adquirida na minha vida como bailarino clássico e contemporâneo”, conta Marcelo, que se mantém firme na direção do grupo.

Mais do que um coletivo de dançarinos, o Inspiración Flamenca é um centro de formação em dança. Se Belo Horizonte é hoje uma referência nacional em dança flamenca, muito se deve ao trabalho que Rodriguez começou a realizar mais de duas décadas atrás.

POR ÉSO BAILO

Com o objetivo de traçar uma visão geral sobre o Flamenco, Por Éso Bailo é uma nova parceria de Marcelo Rodriguez com Fabiana Lima, que o acompanha desde o início da Inspiración Flamenca. Na mais recente montagem do coletivo, Fabiana volta a dividir a concepção coreográfica com Rodriguez.

Os bailarinos de Por Éso Bailo, por serem formados na própria escola do coletivo, desenvolveram intimidade necessária com o diretor para que pudessem compartilhar sua visão ampla do Flamenco, que não é apenas uma dança. Como prova disso, Rodriguez extrapola o ritmo e explora com maior profundidade aspectos diversos da cultura da região de Andaluzia. O mais recente espetáculo da companhia presta uma homenagem ao universo de Federico Garcia Lorca (1898-1936), o maior dos poetas andaluzes.

Garcia Lorca, que já havia sido evocado em outros trabalhos da Inspiración Flamenca, ganhou, em Por Éso Bailo, importância central. “Lorca nos dá condições cênicas de compor um roteiro simples e direto estruturando as várias coreografias num ritmo que oscila de acordo com a temática do seu texto. Trabalhar com ele é trabalhar com o nosso interior, amores, desamores, conflitos de todo ser humano”, conta Marcelo.

SERVIÇO

Projeto ARTES CÊNICAS – MÊS A MÊS

Espetáculo: Por éso Bailo
Cia. Inspiración Flamenca

19 e 20 de maio
Sábado – 21h, Domingo – 19h

LOCAL: Funarte MG
(Rua Januária, 68, Floresta – BH)
Informações para o público: 31 3213 3084
www.artescenicasmesames.com.br

Ascom - Funarte
Fonte Ascom - Funarte 16/05/2012 ás 22h

Compartilhe

Por éso Bailo na Funarte MG