Policias e salafistas entram em confronto na Tunísia

Fonte Ansa flash 19/05/2013 às 20h

A jovem Amina Tyler, que ficou conhecida por publicar fotos exibindo os seios na Internet, foi presa

TÚNIS, 19 MAI (ANSA) - Policias e salafistas entraram em confronto neste domingo em Ettadhamen, próximo da capital tunisiana, Túnis, durante um protesto convocado pelo movimento salafista jihadista Ansar Asharia.

Os salafistas montaram barricadas com pneus incendiados nas ruas do bairro e atiraram pedras contra a polícia. Os agentes de segurança responderam usando gás lacrimogêneo.

Pouco antes dos confrontos, o Ansar Asharia havia pedido a seus seguidores para desistirem de ir a Kairuán, onde seria realizado o congresso anual do movimento. O evento, programado para hoje, foi proibido pelo governo. Os salafistas esperam que o congresso se realize no próximo dia 26, mas ainda precisam da autorização do Ministério do Interior.

Após o anúncio da proibição, também foram registrados protestos em Kairuán. A jovem Amina Tyler, que ficou conhecida por publicar fotos exibindo os seios na Internet, foi presa pela polícia. Ela se envolveu na manifestação "com a intenção de enfrentar os salafistas", de acordo com a imprensa local. Ela estava desnuda no momento da prisão.

Desde a revolução de 2011, são constantes os incidentes envolvendo salafistas. O partido islâmico governista Ennadah, considerado tolerante com grupos salafistas jihadistas, endureceu sua posição após policiais serem alvo de minas implantadas por grupos supostamente vinculados a Al-Qaeda.

O primeiro-ministro da Tunísia, Ali Larayedh, acusou hoje abertamente o movimento Ansar Asharia de ter ligação com terroristas islâmicos. "Ansar Asharia é uma organização ilegal de estreita relação com o terrorismo", disse em uma entrevista para a emissora Al Jazeera.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 19/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Policias e salafistas entram em confronto na Tunísia