Policiais fazem treinamento no Corcovado como preparação para grandes eventos no Rio

Fonte Agência Brasil 06/04/2013 às 20h

 

Rio de Janeiro - Setenta policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) fizeram na manhã de hoje (6), um treinamento no Corcovado, na zona sul do Rio de Janeiro. A atividade faz parte da preparação do patrulhamento para a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O treinamento contou ainda o apoio do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). Segundo a Polícia Militar (PM), foram usados 12 carros e um helicóptero, além de câmeras e robôs.

O treinamento foi feito na área onde fica o Cristo Redentor e no trem de acesso ao Corcovado. A assessora de comunicação do Bope, capitã Marlisa Neves, explicou que os policiais usaram métodos de preparação para diversas situações, entre elas a tomada de reféns em pontos turísticos, tanto por criminosos comuns como por terroristas.

"Estamos treinando em vários cenários, principalmente em pontos turísticos que podem ter aglomeração de pessoas com tomada de reféns. Hoje a gente fez várias oficinas, os atiradores de precisão foram ao local para analisar o posicionamento que devem ter se acontecer algo. O grupamento de retomada de resgate fez uma ação no trem do Corcovado. Eles avaliaram como deveriam entrar se houvesse uma ocorrência com refém dentro do trem”, contou a assessora. "Houve ainda treinamento com o uso de um cão de neutralização da raça pastor holandês e tivemos também o desembarque de aeronave no Corcovado usando entre outros métodos o rapel", completou.

De acordo com a capitã Marlisa Neves, diante da expectativa de o papa Francisco visitar o Corcovado durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Bope escolheu o local para o primeiro treinamento. "Como temos a expectativa de que o papa vá ao Corcovado durante a Jornada Mundial da Juventude, se optou por fazer uma ambientação operacional. Os policiais foram se adaptar e saber como agir naquele tipo de local. Assim eles entendem como operar melhor no ambiente e a especificidade do local", explicou.

A capitã informou que o Bope montou um planejamento de outras ações até a realização dos eventos, mas por medida de segurança não é possível revelar quantos eventos serão. “A gente já tem um planejamento que não pode ser divulgado com antecedência, mas vamos fazer treinamentos em metrô, trens, ônibus e barcas."

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 06/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Policiais fazem treinamento no Corcovado como preparação para grandes eventos no Rio