Polícia mexicana prende narcotraficante que planejava assassinar Calderón

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A Polícia Federal mexicana capturou nesse domingo um membro da organização criminosa Cartel de Sinaloa que planejava assassinar o presidente do país, Felipe Calderón.

Dimas Díaz Ramos vinha sendo investigado há um ano e foi detido em Culiacán, capital do estado de Sinaloa, no noroeste do país, disse hoje o chefe da seção III da Polícia Federal, Ramón Pequeño García.

Ele é apontado como responsável por fazer o transporte de drogas vendidas pelo cartel até a fronteira com os Estados Unidos, e também poderia ser o tesoureiro do grupo.

Segundo García, as investigações tiveram início "a partir de uma ameaça [feita] contra o presidente devido à guerra declarada [por seu governo] contra o crime organizado, após uma série de detenções [de narcotraficantes] e da apreensão de grandes quantidades de dinheiro" que pertenciam à organização, também conhecida como Cartel do Pacífico.

Com base em relatórios produzidos pela Inteligência mexicana, explicou o funcionário, "soube-se que a ameaça [contra Calderón] foi feita pelo Cartel do Pacífico, que atribuiu a Dimas Díaz Ramos a tarefa de planejar um possível atentado".

O criminoso coordenava o transporte de cargas de maconha que eram escondidas em pneus de caminhões que levavam abacates e pimenta, dois dos mais tradicionais itens da culinária mexicana.

Os veículos percorriam rotas que passavam pelos estados de Michoacán, Colima, Nayarit, Sinaloa, Baja California Sur e Baja California, até chegar a cidades fronteiriças no estado de Sonora. De acordo com as autoridades, Ramos também comercializava cocaína e ice (um tipo mais potente de anfetamina).
 
Nesta segunda-feira, Calderón participa em Guadalajara da Quinta Cúpula de Governantes da América do Norte, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do premier canadense, Stephen Harper.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Polícia mexicana prende narcotraficante que planejava assassinar Calderón