Plataforma digital permite debater principais temas da Rio+20

Fonte Ascom/MDS 18/05/2012 às 21h

Plataforma digital permite debater principais temas da Rio+20

Dez assuntos compõem a ferramenta on-line, pela qual é possível formular propostas a serem encaminhadas aos chefes de Estado presentes à Conferência das Nações Unidas.

 – Brasileiros e estrangeiros já estão discutindo temas centrais para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, na plataforma digital Rio+20 Dialogues, disponível a todos os cidadãos pela internet. A pouco menos de um mês do encontro que vai reunir no Rio de Janeiro representantes da sociedade civil e chefes de Estado de vários países para renovar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, milhares de pessoas já começaram a entrar no clima.

O Rio+20 Dialogues, também chamado de Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, é um espaço aberto pelo governo brasileiro e pelas Nações Unidas para possibilitar uma discussão franca, inovadora e de visibilidade entre representantes de movimentos sociais, do setor privado, da comunidade científica e da juventude, mulheres e governos locais sobre dez temas prioritários da agenda internacional relacionada ao desenvolvimento sustentável.

Os dez temas são: desemprego, trabalho decente e migrações; desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras; desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza; a economia do desenvolvimento sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo; florestas; segurança alimentar e nutricional; energia sustentável para todos; água; cidades sustentáveis e inovação; e oceanos.

Entre esses temas, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destaca o desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza e segurança alimentar e nutricional.

A expectativa com a criação da plataforma é mobilizar a sociedade civil nacional e internacional para uma reflexão transparente e inclusiva, capaz de gerar novas ideias para a promoção do desenvolvimento sustentável. As conclusões e recomendações que resultarem dos diálogos serão levadas para a reunião presencial, entre 16 e 19 de junho. Finalmente, as recomendações serão sintetizadas e apresentadas aos chefes de Estado presentes às mesas-redondas do segmento de alto nível, entre 20 e 22 de junho, no Riocentro.

Para participar, basta preencher o formulário disponível no endereço www.riodialogues.org. A inscrição e a participação no ciclo dos diálogos virtuais não representam garantia de credenciamento para os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrem no Riocentro, entre 16 e 19 de junho. Contudo, serão disponibilizados espaços para a sociedade civil participar também da parte presencial, conforme critérios a serem ainda divulgados.

Ascom/MDS
Fonte Ascom/MDS 18/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Plataforma digital permite debater principais temas da Rio+20