PIPE-FAPESP recebe submissões até 13 de outubro

Fonte Agência FAPESP 13/08/2014 às 7h
Termina em 13 de outubro o prazo para submissão de propostas ao Programa FAPESP de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Desde 22 de julho, as novas propostas – para a Fase 1 e para a Fase 2 Direta do programa – são feitas on-line, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

Criado em 1997, o PIPE apoia a execução de pesquisa científica ou tecnológica em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo.

As solicitações de apoio contemplam propostas que podem ser desenvolvidas em duas etapas: de demonstração da viabilidade tecnológica de um produto ou processo, com duração máxima de nove meses e recursos de até R$ 200 mil (Fase 1) e de desenvolvimento do produto ou processo inovador, com duração máxima de 24 meses e recursos de até R$ 1 milhão (Fase 2).

Os proponentes que já tiverem realizado atividades tecnológicas que demonstrem a viabilidade do projeto podem submeter propostas diretamente à segunda fase.

Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas de pequeno porte, com até 250 empregados, com unidade de pesquisa e desenvolvimento no Estado de São Paulo. Empresas ainda não constituídas formalmente podem apresentar propostas na condição de “empresa a constituir”, mas o empreendimento precisa estar formalizado antes da celebração do termo de outorga do apoio.

O pesquisador proponente precisa demonstrar conhecimento e competência técnica no tema do projeto, mas não é exigido título formal de graduação ou pós.

No dia 9 de setembro, das 9 às 12 horas, será realizada, na sede da FAPESP, reunião aberta com interessados para esclarecimentos sobre o programa. Inscrições em www.fapesp.br/eventos/pipe04_2014.

Mais informações sobre as condições de participação no PIPE e os procedimentos de submissão estão disponíveis em www.fapesp.br/pipe.
Agência FAPESP
Fonte Agência FAPESP 13/08/2014 ás 7h

Compartilhe

PIPE-FAPESP recebe submissões até 13 de outubro