Pimentel firma parceria com Itália para desenvolver indústria náutica

Fonte Ascom - MDIC 22/05/2012 às 20h
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o diretor-geral do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Pietro Celi, assinaram hoje um memorando de entendimento para promover a indústria náutica brasileira. O acordo foi firmado no escritório da Presidência da República em São Paulo-SP.

Pelo documento, os dois países comprometem-se a trabalhar pela implantação de polos de náutica esportiva, estimulando a instalação de empresas italianas do segmento e a transferência de tecnologia. O foco será no setor de peças e equipamentos para embarcações, as nautipeças e navipeças, o que torna particularmente importante a cooperação bilateral entre pequenas e médias empresas. O protocolo também prevê a formação de mão de obra local.

Para o ministro Pimentel, “o Brasil tem um enorme potencial a ser explorado neste setor, em razão da costa extensa e dos grandes rios e lagos”, disse. O território brasileiro tem 8,5 mil quilômetros de litoral e alguns dos maiores rios do mundo, com potencial de desenvolvimento do turismo náutico e da náutica esportiva. Também assinaram o memorando representantes da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar) e da União Nacional dos Estaleiros e das Indústrias Náuticas e Afins (Ucina) da Itália.

 

Ascom - MDIC
Fonte Ascom - MDIC 22/05/2012 ás 20h

Compartilhe

Pimentel firma parceria com Itália para desenvolver indústria náutica