Petrópolis recebe os primeiros pluviômetros do Cemaden

Fonte Ascom do MCTI 15/04/2013 às 11h
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) inicia nesta semana a entrega de pluviômetros semiautomáticos em Petrópolis (RJ). Em março último, deslizamentos de terra deflagrados por chuvas muito fortes (500 mm/24horas) causaram 34 mortes no município da região serrana fluminense.

 

A ação integra o projeto Pluviômetros nas Comunidades, lançado em dezembro de 2012, quando o Cemaden contratou a aquisição de 1.100 pluviômetros semiautomáticos. Instalados em áreas de risco, os equipamentos serão operados por grupos locais especialmente treinados por técnicos do Cemaden e da Defesa Civil.

Agentes comunitários indicados pela prefeitura municipal farão o monitoramento direto das chuvas e receberão orientações de como fazer a leitura e como proceder em situações de alerta. A ideia é promover o engajamento, aumentar a conscientização e melhorar a capacitação da comunidade para lidar com situações adversas.

“Essa iniciativa eleva a condição dos moradores de enfrentar os riscos gerados pelas chuvas, além torná-los protagonistas de ações de preparação e prevenção”, avalia o diretor do Cemaden, Agostinho Ogura.

Segundo ele, o MCTI começará a instalar este ano os pluviômetros automáticos em diversas áreas de risco sujeitas a desastres naturais. Ao contrário dos semiautomáticos, que dependem de uma pessoa para fazer a leitura das chuvas, esses equipamentos transmitem ao Cemaden, de forma automática, os dados de chuvas registrados em pluviômetros que serão instalados nas áreas de risco em municípios monitorados.

Serão fornecidos e testados os pluviômetros do primeiro lote de 280 equipamentos dos 1.500 pluviômetros automáticos adquiridos em dezembro de 2012, que irão incrementar a cobertura da rede de medidores de chuvas e o monitoramento de situações de risco realizado pelo Cemaden.

As ações desenvolvidas pelo MCTI dizem respeito ao Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2012.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 15/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Petrópolis recebe os primeiros pluviômetros do Cemaden