Petrobras produz biolubrificantes em planta piloto no Ceará

Fonte Agência Petrobras 18/08/2014 às 10h
Os biolubrificantes ganham cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional e apresentam uma projeção de crescimento de até 10% ao ano impulsionada pelos benefícios ambientais. Este potencial de mercado tem levado pesquisadores da Petrobras a incrementar o desenvolvimento de um novo produto - biodegradável e obtido a partir de fontes renováveis - em uma planta piloto do Núcleo Experimental de Fortaleza do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), localizado na Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), em Fortaleza (CE).

As primeiras cargas experimentais, que usam novas matérias-primas, resultaram em três biolubrificantes básicos obtidos a partir de óleos vegetais e biodiesel. O projeto avalia também novas aplicações para estes produtos conforme a demanda do mercado consumidor que, dentre as aplicações industriais e marítimas, destacam-se os fluidos hidráulicos, graxas e óleos de motores de dois tempos. A tecnologia desenvolvida já rendeu cinco pedidos de depósitos de patentes nos últimos quatro anos.

A Petrobras Biocombustível e a Petrobras Distribuidora apoiam as pesquisas voltadas para a produção de biolubrificantes. As duas subsidiárias planejam testes em campo da primeira geração de lubrificantes biodegradáveis de tecnologia Petrobras. Estes testes, com previsão de conclusão em 2015, irão auxiliar na definição da estratégia a ser adotada pelas empresas no que se refere à oportunidade de agregar valor à cadeia de produção de biodiesel.
Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 18/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Petrobras produz biolubrificantes em planta piloto no Ceará