Petrobras integra o novo Índice Dow Jones dos Mercados Emergentes

Fonte Agência Petrobras 26/02/2013 às 9h

Índice representa empresas com melhor desempenho em sustentabilidade
A Petrobras é um dos destaques do recém-lançado Índice Dow Jones de Sustentabilidade dos Mercados Emergentes (DJSI Emerging Markets). Criado este ano, o índice é formado por 69 empresas de 12 países e 37 setores da economia. A Petrobras está entre as cinco empresas de maior peso, representando 5,69% das ações que compõem o índice.

O DJSI Emerging Markets representa cerca de 10% das empresas que têm melhor desempenho em sustentabilidade, entre 800 maiores empresas de mercados emergentes que fazem parte do Dow Jones Global Total Stock Market Index. As empresas foram selecionadas com base em avaliação anual de informações públicas e de respostas a um amplo questionário, que abrange aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A metodologia do índice avalia uma variedade de critérios, incluindo estratégias voltadas para mudanças climáticas, consumo de energia, desenvolvimento de recursos humanos, gestão do conhecimento e governança corporativa. A pesquisa é conduzida por uma consultoria suíça especializada na avaliação do desempenho corporativo. Na classificação do estudo, mercado emergente é representado pelos países: Brasil, Chile, China, Colômbia, República Tcheca, Egito, Hungria, Índia, Indonésia, Malásia, México, Marrocos, Peru, Filipinas, Polônia, Rússia, África do Sul, Taiwan, Tailândia e Turquia.

Em 2012, a Petrobras foi selecionada pelo sétimo ano consecutivo para integrar o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), o mais importante índice mundial de sustentabilidade, que avalia as melhores práticas de gestão social, ambiental e econômica no mundo. A Companhia recebeu, pela sexta vez, a nota máxima no critério "transparência" e também foi considerada benchmark nos critérios "combustíveis mais limpos" e "políticas e sistemas de gestão ambiental".

A participação nos índices de sustentabilidade reflete o empenho da Companhia em alinhar seu crescimento ao desenvolvimento sustentável, minimizando e mitigando o impacto de suas atividades no meio ambiente e reforçando seu compromisso com a sociedade e seus acionistas.

Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 26/02/2013 ás 9h

Compartilhe

Petrobras integra o novo Índice Dow Jones dos Mercados Emergentes