Petrobras firma acordo de cooperação para implantar sistema inédito na Bacia de Campos

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
A Petrobras anunciou na noite dessa quinta-feira (17) que firmou com a empresa norueguesa Framo Engineering (Framo) um acordo de cooperação tecnológica para instalar na Bacia de Campos um sistema de bombeio multifásico submarino, inédito no país.

Em nota, a Petrobras destaca entre os benefícios dessa técnica o aumento da produção de óleo, a viabilização da produção de poços distantes das plataformas de produção, a eventual eliminação de plataformas de produção e o possível aumento do fator de recuperação (o quanto se pode extrair de óleo) do reservatório.

O equipamento será instalado no segundo semestre de 2011, no campo de Barracuda, em um poço satélite da plataforma P-48. A profundidade d´água na região é de 1.040 metros.

O anúncio é feito uma semana depois da assinatura de outro acordo voltado para a área do pré-sal, com a empresa franco-americana Schlumberger, pelo qual a estatal vai investir US$ 10 milhões na construção de um centro internacional de pesquisa para a área do pré-sal.

O centro será construído no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em uma área de 8 mil metros quadrados, ao lado do Laboratório Oceânico (Lab Oceânico) da Coordenadoria dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe).

Durante a cerimônia de assinatura com a empresa norueguesa, que aconteceu na sede da empresa, a gerente executiva de Engenharia e Produção da Petrobras, Solange Guedes, através da assessoria de Imprensa, ressaltou a importância do projeto, que viabiliza pela primeira vez a aplicação da tecnologia de bombeio multifásico submarino no país, em águas profundas.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Petrobras firma acordo de cooperação para implantar sistema inédito na Bacia de Campos