Petrobras apresenta Orquestra Sinfônica Heliópolis na Sala São Paulo

Fonte Agência Petrobras 07/04/2013 às 10h

 

 

 

 

 

Com o patrocínio da Petrobras, a Sinfônica Heliópolis realizará no primeiro domingo deste mês (07/04), às 17h, apresentação na Sala São Paulo, na capital paulista, sob regência do violinista Julian Rachlin. O Instituto Baccarelli, formador dos músicos da orquestra, é patrocinado pela Petrobras desde 2005 por meio do Petrobras Cultural.

O repertório selecionado por Rachlin para a apresentação de domingo remete à música erudita da segunda metade do século XX. Será composto por quatro obras: “Sinfonia nº 29 em Lá maior”, de Wolfgang Amadeus Mozart, “As Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla, “Concerto para violino nº 2”, de Felix Mendelssohn e “Russlan e Ludmila: abertura”, de Mikhail Glinka. Rachlin é um dos mais respeitados violinistas da atualidade. Nascido na Lituânia e radicado na Áustria desde os 4 anos, foi o mais jovem solista a se apresentar ao lado da Filarmônica de Viena e conquistar plateias ao redor do mundo.

A Sinfônica Heliópolis promove a prática orquestral pura e difunde o conhecimento de repertório sinfônico aos alunos avançados do Instituto Bacarelli – associação civil sem fins lucrativos que oferece formação musical e artística para crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Heliópolis. A sinfônica é composta por 86 músicos e já se apresentou com maestros internacionais, como Zubin Mehta, e artistas populares, como João Bosco, Toquinho, Luiz Melodia e Paula Lima. Ganhou reconhecimento por apresentar-se em importantes palcos, entre eles a Sala São Paulo e os Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre o Petrobras Cultural

Criado em 2003, o Programa aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, abrangendo a sua criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Programa contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira.

Em oito edições, a Seleção Pública do Petrobras Cultural já destinou R$ 313 milhões e contemplou 1.319 projetos em todas as regiões do país, valorizando a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional. Foram mais de 26 mil projetos inscritos, avaliados por diversos especialistas integrantes das comissões de seleção.

Serviço
Sinfônica Heliópolis com Julian Rachlin, regência e violino

Data e Horário: Domingo, 7 de abril, 17h
Endereço: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo SP)
Ingressos: R$ 40 (com meia-entrada). Mais informações: 11 3506-4602
Classificação etária: Livre
Acesso para portadores de necessidades especiai

 

Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 07/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Petrobras apresenta Orquestra Sinfônica Heliópolis na Sala São Paulo