Peter Schulz é o novo diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas

Fonte Imprensa Unicamp 19/04/2013 às 9h

Peter Schulz é o novo diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas

O físico Peter Schulz é o novo diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, localizada no campus de Limeira. Seu diretor associado é o professor Álvaro D’Antona. A solenidade de posse foi realizada na manhã desta quinta-feira (18) na sala da Congregação da FCA, reunindo autoridades da Universidade e da cidade de Limeira, funcionários, alunos e convidados. Peter Schulz substitui, no comando da unidade, o professor Sérgio Luiz Monteiro Salles, cumprindo mandato no quadriênio 2013-2017.

Sérgio Salles foi homenageado pela comunidade universitária, recebendo uma placa de reconhecimento ao seu trabalho. Emocionado pela singeleza do momento, ele agradeceu a todos os que com ele viveram uma gestão compartilhada. “A FCA ainda é uma antevisão, pois não sabemos como será o seu futuro, mas é possível dizer que ela muito provavelmente será a maior unidade da Unicamp [ela já é a maior unidade de ensino e pesquisa]”, disse o ex-diretor.

Além de ressaltar o fato da FCA ser uma faculdade inovadora e que atua sem uma estrutura de departamentos, Sérgio Salles pontuou três aspectos relevantes do seu período: a institucionalização da FCA; a consolidação dos cursos de graduação e criação de cursos de pós-graduação; e o cumprimento do planejamento estratégico. “Em termos de área física, triplicamos nos últimos três anos”, salientou.

Peter Schulz elogiou os seus antecessores e afirmou que a história da FCA não é longa (iniciou em 2009), porém muito intensa. Relembrou que há quatro anos a faculdade tinha oito cursos, 12 professores, 450 alunos e poucos funcionários. “Hoje estamos nos transformando num importante centro de pesquisa”, definiu. "Além de galgarmos novos patamares, levaremos adiante o Planes e o projeto de planejamento pedagógico, assim como manteremos pilares como a integração, a sustentabilidade, as relações humanas e a geração e transmissão de conhecimento."

O reitor Fernando Costa, que presidiu a cerimônia, falou que a institucionalização marca o início de uma nova trajetória da FCA e que, apesar disso, o diferencial de uma faculdade não se restringe à sua área física. "Conheço vários exemplos de universidades que têm infraestrutura excelente, mas que não fazem diferença para o desenvolvimento do país", realçou. "O crescimento da FCA deriva da dedicação da direção da Faculdade pela busca dos melhores professores, melhores alunos e melhores funcionários."

Videos
Fernando CostaPeter SchulzSérgio Salles

Fernando Costa salientou que, a partir de agora, com a Congregação instalada, a Faculdade terá autonomia nos processos decisórios e poderá contribuir mais ainda com a Unicamp. A FCA tem atualmente cerca de dois mil alunos. As primeiras turmas já se formaram e os alunos das engenharias se formarão neste ano, recordou. É fundamental que a Faculdade de Tecnologia (FT) e a FCA caminhem juntas na colaboração, sendo um ponto de ligação entre o antigo e o novo campus, ressaltou o reitor. "Desejo de coração muito sucesso na gestão de quatro anos", concluiu. A seguir, abraçou pessoalmente os membros da mesa.

Experiência
Schulz graduou-se em Física pela Unicamp em 1984, fez o mestrado em Física em 1985 e o doutorado em 1990, na mesma Universidade, além de um doutorado na Universidad Autonoma de Madrid (1989) e pós-doutorado no Instituto Max Planck de Física do Estado Sólido em Stuttgart (1990-1992). Sua maior experiência está na área de Física da Matéria Condensada, atuando a priori com temas como sistemas de baixa dimensionalidade e suas propriedades de transporte eletrônico.

Mais recentemente Peter tem se dedicado a atividades de divulgação científica, em especial sobre nanociência, e de monitoramento da atividade científica (cienciometria). Foi curador da exposição "Tão longe, tão perto", sobre telecomunicações e sociedade, realizada em Brasília (2009) e São Paulo (2010). Desde 2009, foi diretor associado pro tempore da FCA da Unicamp.

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 19/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Peter Schulz é o novo diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas