Pesquisadores suíços apresentam seminário sobre gemas de cor no Cetem

Fonte Ascom do Cetem 13/04/2013 às 8h

Como parte da comemoração pelos 35 anos do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI), na terça-feira (16) e na quarta (17), a instituição recebe pesquisadores suíços para proferirem palestras no Seminar on Colored Gemstones. O evento, no Rio de Janeiro, reúne seis palestras em inglês apresentadas pelos pesquisadores Dietmar Schwarz e Stefanos Karampelas, do laboratório gemológico suíço Gübelin.

A programação inclui apresentações sobre esmeraldas, rubis e safiras, gemas coloridas, gemas sintéticas, tratamentos e métodos analíticos usados em gemologia. Para participar do evento, os interessados deverão confirmar presença pelos telefones (21) 3865-7226 e 3865-7258 ou pelo e-mail gemologia@cetem.gov.br, até a véspera do evento.

Com experiência de mais de 30 anos, Dietmar Schwarz é um dos cientistas mais renomados no campo da gemologia. Adquiriu reconhecimento mundial pela sua vasta experiência profissional em rubis, safiras e esmeraldas. Depois da conclusão dos cursos de mestrado e doutorado na Universidade de Mainz, na Alemanha, lecionou gemologia durante sete anos na Universidade Federal de Ouro Preto.

Voltou para a Europa em 1991 e se juntou ao Gübelin Gem Lab em 1993, onde atualmente ocupa o cargo de Chefe de Pesquisa. É membro da Conferência Gemológica Internacional (IGC) e autor ou coautor de dezenas de publicações em revistas científicas. Apresenta, regularmente, palestras em várias universidades da Ásia, principalmente na China e na Tailândia.

Stefanos Karampelas se graduou em geologia e mineralogia na Universidade Aristóteles de Salónica, na Grécia, onde se dedicou ao estudo das granadas e turmalinas. Concluiu mestrado em geociências na Universidade de Nantes, na França, onde se concentrou na diferenciação entre ametistas naturais e sintéticas. Posteriormente, no doutorado, realizado em colaboração com duas universidades mencionadas, estudou a cor de pérolas e seus tratamentos, sob a orientação do professor Emmanuel Fritsch.

Em 2007, conquistou o diploma avançado em Gemologia (DUG) da Universidade de Nantes, trabalhando espectroscopia de infravermelho em diamantes. É autor e coautor de inúmeros artigos em revistas científicas. Desde 2007, representa a Grécia na Associação Mineralógica Internacional (IMA) da Comissão de Materiais da gema.

 

 

Ascom do Cetem
Fonte Ascom do Cetem 13/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Pesquisadores suíços apresentam seminário sobre gemas de cor no Cetem