Pesquisadores do IFGW ganham capa da Physical Review Letters

Fonte Imprensa Unicamp 23/03/2013 às 15h

Pesquisadores do IFGW ganham capa da Physical Review Letters

Um trabalho liderado por pesquisadores do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) mereceu capa da Physical Review Letters, uma das mais prestigiosas revistas de física do mundo, na edição de 8 de março. Os resultados fazem parte da tese de doutorado de Leonardo Dantas Machado, primeiro autor do artigo, que foi orientado pelo professor Douglas Soares Galvão, do Laboratório de Sólidos Orgânicos e Novos Materiais, do Departamento de Física Aplicada. O artigo é intitulado “Dynamics of the Formation of Carbon Nanotube Serpentines”.

“Os nanotubos foram descobertos há décadas, mas ainda não conseguimos controlar sua síntese de maneira que tenham o mesmo diâmetro, o mesmo comprimento e as mesmas propriedades elétricas. E isso é um problema se quisermos usá-los em nanoeletrônica”, explica o professor Douglas Galvão. “Uma alternativa é fazer um único nanotubo, extremamente longo. Vem daí a ideia da serpentina, que pode ser transferida facilmente de um substrato para outro e possibilita toda a eletrônica diante da certeza de que, sendo um nanotubo único, manterá as mesmas propriedades em todo o seu comprimento.”

Segundo o docente da Unicamp, esse nanotubo único foi obtido experimentalmente faz alguns anos, mas não se sabia como ele se forma. “A nossa simulação permitiu reproduzir o processo de formação. É uma simulação envolvendo vários milhões de átomos e conseguimos ver a estrutura de forma consistente, tal como os pesquisadores experimentais. Uma aplicação imediata dessas serpentinas está na produção de nanocircuitos com mais precisão e um comportamento mais próximo do esperado.”

Além de Leonardo Machado e seu orientador, assinam o artigo Sérgio Legoas, ex-aluno de pós-doutorado do IFGW, e os experimentais Jaqueline Soares e Ado Jorio, do Brasil, e Nitzan Shadmi e Ernesto Joselevich, de Israel. “Quem produziu a primeira serpentina experimentalmente foi esse grupo israelense. De um encontro meio casual numa conferência, trocamos um pingue-pongue por e-mail e iniciamos a colaboração para tentar essa simulação”, recorda o professor.

Em dezembro do ano passado, a Physical Review Letters reservou a capa para outro trabalho com participação de um docente do IFGW, Gustavo Wiederhecker, do Laboratório de Pesquisa de Dispositivos. Os coautores deste artigo – “Synchronization of Micromechanical Oscillators Using Light” – são Mian Zhang, Sasikanth Manipatruni, Arthur Barnard, Paul McEuen e Michal Lipson. “Não se faz a capa desta revista muitas vezes, é sempre um destaque especial. Os últimos seis meses têm sido bastante produtivos para o nosso grupo, que publicou também na Science e ganhou uma página inteira de O Estado de São Paulo”, finaliza Douglas Galvão.

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 23/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Pesquisadores do IFGW ganham capa da Physical Review Letters