Pesquisadoras destacam a participação da mulher no universo científico

Fonte Ascom do Inpa 06/03/2013 às 15h
Uma palestra sobre a participação da mulher no universo da ciência abriu a serie de atividades do programa Science Camp – Elas na Ciência, desenvolvido pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (InpaMCTI).

 

Temas como os obstáculos que as mulheres enfrentam para conquistar mais espaço no campo científico e a dificuldade em conciliar a maternidade com os estudos fizeram parte da apresentação de Flávia Costa, pesquisadora do instituto.

“Ainda existem fortes preconceitos sobre a capacidade de as mulheres na área científica, o que precisa ser revertido com uma mudança de cultura”, disse a pesquisadora, durante palestra realizada nesta terça-feira (5), na sede do Inpa, que marcou o início das atividades em Manaus. A abertura oficial do programa foi realizada na segunda-feira (4) em Brasília.

A bióloga e educadora da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), Izabel Reis, lembrou que a carreira na área da ciência exige foco e dedicação. “Muitas vezes é preciso se deslocar para lugares distantes e deixar amigos e parentes”, afirmou. “Mas esse não é um pensamento individualista. Ao contrário, é conseguir ampliar a mente e pensar como um todo, no que se pode fazer para o bem comum”, avaliou Izabel, que coordenou a oficina sobre mamíferos aquáticos.

Semana de Atividades

A programação envolve 15 oficinas, 20 grupos de pesquisas e 35 pesquisadores do Inpa. Hoje as atividades acontecem na Reserva Florestal Adolpho Ducke e na sede do instituto. Um passeio de barco esta programado para amanhã (7), além de uma programação cultural no Teatro Amazonas. No último dia, sexta-feira (8), as estudantes apresentarão suas impressões sobre o programa.

Para a estudante de São Paulo Andressa de Abreu, essa é uma oportunidade única de conhecimento. “Conforme tudo vai acontecendo, vamos aprendendo, absorvendo e despertando o nosso interesse [pela ciência]. Para mim, que já sei que irei seguir na carreira de engenharia ambiental, tudo se encaixa muito bem. Quero absorver o máximo possível”.

O programa

O Science Camp – Elas na Ciência visa estimular o interesse de estudantes brasileiras a seguir carreira na área científica. Ao longo desta semana, 90 alunas do ensino médio de escolas públicas de várias partes do país estão fazendo uma imersão no universo do conhecimento científico nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

O programa foi estabelecido em apoio à cooperação Brasil-Estados Unidos em ciência e tecnologia, aos esforços conjuntos previstos no Memorando de Entendimento entre os dois países para o avanço das mulheres e, especialmente, ao programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do governo brasileiro.

Para acompanhar a programação completa, clique aqui.

 

.

Ascom do Inpa
Fonte Ascom do Inpa 06/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Pesquisadoras destacam a participação da mulher no universo científico