Pesquisa ouvirá o setor hoteleiro sobre o SBClass

Fonte Ascom - MTur 23/03/2013 às 20h

O Ministério do Turismo começa a ouvir a partir deste mês março os meios de hospedagem brasileiros sobre o recém-lançado Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). O objetivo da pesquisa é receber contribuições do setor hoteleiro para aprimorar o programa e entender as dúvidas e dificuldades sobre o uso do sistema por meio do empresariado.

As entrevistas serão feitas por telefone com os proprietários ou responsáveis pelas áreas de relações com o mercado e público, ou ainda pelo setor administrativo. Entrevistadores especialmente treinados para a pesquisa vão aplicar um questionário no formato de questões fechadas (alternativas preexistentes) e algumas abertas (permitem a opinião do entrevistado). As entrevistas têm duração média de oito minutos.

Todas as respostas serão anônimas e consideradas apenas no conjunto da pesquisa. Os resultados ajudarão a subsidiar ações do MTur em sua estratégia de implementação do SBClass, desde as formas de comunicação com os meios de hospedagem a propostas para o aprimoramento do sistema.

Com a pesquisa, o MTur lança mais um canal de diálogo com os meios de hospedagem, facilitando a participação de proprietários e gestores do setor hoteleiro na construção das políticas públicas.

A escolha dos entrevistados será feita de forma aleatória, a partir do conteúdo do Cadastur. Serão ouvidos quase 800 meios de hospedagem de diferentes classificações. Entre eles, todos os que já aderiram ao SBClass.

CLASSIFICAÇÃO

O SBClass foi desenvolvido pelo MTur em parceria com o Inmetro e começou a ser implantado em setembro de 2012. A classificação por estrelas, marca exclusiva do governo federal, é um marco na elevação da competitividade do turismo brasileiro. A adesão da rede hoteleira é voluntária. Hoje já existem 31 meios classificados, em todo o país: dez com cinco estrelas, oito com quatro, onze com três e dois com duas. Outros 57 estão em processo de classificação.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

O que é a pesquisa sobre o SBClass?

É um projeto para aprimorar o sistema de classificação hoteleira, a partir da contribuição dos próprios meios de hospedagem em todo o Brasil.

Quem será ouvido?

Meios de hospedagem de diferentes classificações, que já aderiram e que ainda não aderiram ao novo sistema. Os entrevistados serão sorteados de forma aleatória, a partir do Cadastur.

Como será feita a entrevista?

A entrevista será realizada por telefone de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h. Será conduzida por pesquisadores experientes e treinados para o estudo. Tem duração média de oito minutos.

Quando o meio de hospedagem receber a ligação, pode-se pedir ao entrevistador que agende a entrevista para um dia e horário que sejam mais adequados para quem for responder à pesquisa.

Que tipo de pergunta será feita?

As perguntas são simples. Incluem questões sobre o conhecimento que o respondente tem do novo sistema de classificação hoteleira, que avaliação fazem do sistema, quais os diferenciais do sistema e quais as dificuldades para entendê-lo ou aderir a ele.

Quem deve responder pelo meio de hospedagem?

O proprietário, o gerente geral ou o responsável por áreas como marketing/relações com o mercado, administrativo. A decisão é do próprio meio de hospedagem.

Os dados serão públicos?

Sim, no início de abril o MTur vai divulgar os principais resultados da pesquisa, neste site e por outros meios. De novo, é importante que todos saibam que, seguindo todos os princípios éticos de pesquisa, nenhuma resposta será individualizada. Os dados de cada um dos meios de hospedagem serão tratados com confidencialidade. Todos os dados recolhidos pela pesquisa serão trabalhados no conjunto dos questionários.

Fique atento.

Em caso de dúvida, quem posso acessar?

Qualquer dúvida, sugestão ou problema com relação à pesquisa, escreva para atendimento.cgst@turismo.gov.br.

Ascom - MTur
Fonte Ascom - MTur 23/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Pesquisa ouvirá o setor hoteleiro sobre o SBClass