Pesquisa Micro Focus: portais de vendas online perdem dinheiro ao não se antecipar para períodos de picos de vendas

Fonte Agência Ideal 08/05/2013 às 10h

Segundo o levantamento global, realizado com a ferramenta Borland Silk Performer, a cada 1 segundo de demora no carregamento dos sites, há uma queda de 11% no número de visualizações e 7% de queda na conversão de vendas

Maio de 2013 – Os portais de e-commerce não estão preparados para analisar e se antecipar ao aumento de acessos em períodos de pico das vendas online, como Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, entre outros. Esta é a constatação de um levantamento realizado pela Micro Focus – líder mundial na oferta de soluções para teste, modernização e gerenciamento de aplicações –, utilizando a ferramenta de análise de performance Borland Silk Performer para avaliar o tráfego dos principais sites de comércio eletrônico mundiais, inclusive no Brasil.

O levantamento da Micro Focus identificou que existe uma relação direta entre o tempo de carregamento das páginas dos sites de e-commerce e o volume de vendas. Ou seja, quanto maior a lentidão dos portais, menor as chances de conversão das vendas. Além disso, a demora no tempo de resposta das transações online aumenta o índice de insatisfação dos usuários e gera um maior volume de abandono dos sites.

Seguem alguns dados levantados durante a análise realizada pela Borland Silk Performer:

· 1 segundo de demora no tempo de resposta dos websites equivale a:

§ Redução de 11% no índice de page views (visualização de páginas)

§ 16% na queda de satisfação dos clientes

§ Diminuição de 7% no índice de conversão de vendas

· Os compradores online esperam que as páginas web carreguem em 2 segundos ou menos

· Após 3 segundos de carregamento de uma página online, mais de 40% dos usuários abandonam o site

· Quando acessam as páginas de dispositivos móveis, 74% dos usuários abandonam o site após só 5 segundos esperando pelo carregamento do mesmo

· Depois que os clientes deixam uma página, é muito difícil conquistá-los de volta. 88% dos clientes online estão menos abertos a retornar a um site depois de uma experiência ruim

“Esses dados servem de alerta para os portais de e-commerce, pois eles demonstram que a falta de planejamento desses sites para suportar picos de acesso representa uma enorme perda de receitas potenciais”, afirma Marco Leone, Country Manager da Micro Focus Brasil. “Para piorar essa situação, o uso de novos dispositivos de acesso à internet, como smartphones e tablets, tende a tornar essa situação ainda mais desafiadora para os departamentos de TI dos sites de vendas online”, complementa.

O relatório da Micro Focus sugere que os sites precisam se antecipar aos picos de acesso, com o uso de ferramentas adequadas para testes de performance e de tempo de resposta – como a Borland Silk Performer. Nessa análise, deve-se levar em conta também cenários em que os clientes acessem o site por múltiplos dispositivos, protocolos e navegadores.

“A partir desse tipo de análise é possível preparar os ambientes para suportar de forma adequada os picos de acesso, o que garante uma maior satisfação dos clientes e um aumento no volume de conversão de vendas, mas sem desperdício dos recursos de TI”, destaca o Country Manager da Micro Focus Brasil.

Sobre a Micro Focus

Fundada há mais de 30 anos, na Inglaterra, a Micro Focus International (Micro Focus®; LSE: MCRO.L) fornece softwares inovadores que permitem às empresas desenvolver, testar, implementar, avaliar e modernizar aplicativos críticos aos negócios. Atualmente, a empresa conta com mais de 18.000 clientes ao redor do mundo e 2 milhões de usuários licenciados, incluindo 91 organizações listas na Fortune Global 100. Para mais informações, visite www.microfocus.com.br

Agência Ideal
Fonte Agência Ideal 08/05/2013 ás 10h

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