Pescadores chineses sequestrados por navio norte-coreano são libertados

Fonte Ansa flash 21/05/2013 às 21h

Incidentes deste tipo não são novidade na região, já que, por causa da poluição, os barcos de pesca chineses navegam cada vez mais longe das águas de Pequim

SEUL, 21 MAI (ANSA) - Foram libertados hoje os 16 pescadores chineses sequestrados por uma unidade naval norte-coreana não identificada no dia 6 de maio.

O anúncio da libertação foi feito pelo proprietário do barco, Yu Xuejun, que divulgou ontem a informação sobre o sequestro na Internet, alegando se sentir "frustrado pelos poucos resultados" obtidos pelas autoridades chinesas após duas semanas de negociações.

De acordo com Xuejun, os norte-coreanos tinham pedido 600 mil yuan (cerca de R$ 183 mil) pela liberação da embarcação e de sua tripulação. Nenhuma quantia foi paga, no entanto.

A China pediu a libertação dos marinheiros, que teriam sido detidos nas águas territoriais em frente a cidade chinesa de Dalian, em uma região marítima entre o país e a Coreia do Norte.

Incidentes deste tipo não são novidade na região, já que, por causa da poluição, os barcos de pesca chineses navegam cada vez mais longe das águas de Pequim.

Em 2012, outros 29 pescadores chineses foram sequestrados pelos norte-coreanos, que pediram um resgate de 1,2 milhões de yuans (cerca de R$ 400 mil). O montante não foi pago graças à intervenção do Ministério das Relações Exteriores da China.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 21/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Pescadores chineses sequestrados por navio norte-coreano são libertados