Peru lança selo em homenagem a Luciano Pavarotti

Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 às 0h
A empresa de serviço postal do Peru, Serpost, lançou um selo estampado com a imagem do tenor italiano Luciano Pavarotti, que começou a ser distribuído hoje em 192 países e 13.500 localidades peruanas.

Para apresentar a iniciativa, a companhia realizou ontem uma cerimônia no Instituto Italiano de Cultura, na capital Lima. O evento contou com a presença de autoridades e personalidades, como o tenor peruano Juan Diego Flórez, que era considerado pelo próprio Pavarotti seu sucessor profissional.

Flórez lembrou da primeira vez que visitou o cantor, em 2002, em sua casa na região da Toscana. A partir de então, disse ele, os dois estabeleceram uma relação muito carinhosa. O peruano recordou ainda que chamava o colega de "professor", e era chamado por ele de "campeão".

Luciano Pavarotti morreu aos 71 anos, em 6 de setembro de 2007, vítima de um câncer no pâncreas. Ele já havia se retirado da vida pública no ano anterior e estava com a saúde debilitada.

Segundo Flórez, o colega mantinha o bom humor apesar das dificuldades físicas e que sempre dava bons conselhos profissionais, pessoais e familiares, foi uma pessoa "muito humana e sábia".

Por sua vez, o diretor do Instituto Italiano de Cultura e adido cultural da Embaixada da Itália no Peru, Renato Poma, afirmou que Pavarotti foi "um dos maiores tenores de toda a história".

Poma destacou ainda a "notável relação" e o intercâmbio cultural entre os dois países através dos anos, e citou Flórez como exemplo, lembrando que o tenor peruano decidiu fazer sua carreira profissional na Itália.

O adido também falou do chanceler do país europeu, Franco Frattini, que conheceu o projeto do selo no ano passado, quando esteve em Lima para participar da V Cúpula entre Chefes de Estado e de Governo da América Latina e Caribe e da União Europeia. "Hoje terminamos. É um momento emocionante", afirmou.
Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Peru lança selo em homenagem a Luciano Pavarotti