Pequenos químicos rumo à Rússia

Fonte PUC - RJ 02/03/2013 às 16h
 

Três alunos do Ensino Médio que participaram, em 2012-1, do projeto PUC por Um Semestre em Química, coordenado pelo Professor André Pimentel, do Departamento de Química e administrado pelo PIUES - Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade, foram escolhidos para participar do curso preparatório para a Olimpíada Internacional de Química - 2013.

O curso selecionará a equipe brasileira que representará o Brasil em Moscou, Rússia. Entre os 15 selecionados, 3 alunos são do Rio de Janeiro: Nathan de Souza Mateus, Pedro Henrique Fonseca Duque e Thiago Silva Viana.

Medalhas de prata e de bronze e diversas menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), modalidades A e B, já haviam recompensado, em outubro do ano passado, o empenho de alunos do Ensino Médio e professores da Universidade durante o projeto PUC por um semestre, utilizado na preparação para a OBQ.

Os resultados na OBQ, e agora a seleção para o curso preparatório da Olimpíada Internacional são feitos inéditos, pois, antes do projeto, o estado do Rio de Janeiro não conseguia medalhas.

- Em nossa preparação, focamos na modalidade A – estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio, pois eles podem participar das etapas estaduais (ao longo do 1º ano), da etapa nacional (ao longo do 2º) e da etapa internacional no 3º ano. Nosso grande objetivo está prestes a ser cumprido, o de colocá-los na etapa internacional, comemora o professor.

Sobre o PUC por um Semestre:

Anualmente, a PUC-Rio oferece aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de cursar uma disciplina introdutória de algum curso da Universidade. Ao longo de um semestre, os estudantes do Ensino Médio frequentam as aulas como alunos regulares, matriculados, com carteira de estudante (código específico para Ensino Médio – sem validade para futuros alunos PUC) e acesso às unidades universitárias.

Vários cursos já foram oferecidos em áreas diferentes e, a cada ano, outros são agregados ao projeto ‘‘PUC por Um Semestre’’, que integra o Programa de Integração Universidade Escola (PIUES).

 

Após resultados expressivos na OBQ 2012, PUC por um Semestre em Química leva três alunos do Ensino Médio à preparatória para Olimpíada Internacional

PUC - RJ
Fonte PUC - RJ 02/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Pequenos químicos rumo à Rússia