Pela primeira vez em Brasília, Música nos Hospitais presta homenagem ao Ano da França no Brasil

Fonte Acontece - Chico Damaso 19/11/2009 às 0h
Pacientes, funcionários e visitantes do Hospital de Base do Distrito Federal, em Brasília, recebem, em 9 de setembro, uma apresentação de música instrumental no parque interno do HBDF.

O evento é parte do projeto Música nos Hospitais, da Associação Paulista de Medicina, que leva a Orquestra do Limiar, regida pelo maestro dr. Samir Rahme, a hospitais de todo o país e conta com o patrocínio da sanofi-aventis e o incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Nesta homeagem especial ao Ano da França no Brasil, o programa está repleto de clássicos da música instrumental francesa e nacional. Um dos destaques será a estreia mundial de Mourão Opus 2, de Clóvis Pereira dos Santos, escrita especialmente para a Orquestra do Limiar.

Com entrada franca, o Música nos Hospitais tem levado música instrumental a diversos hospitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, contribuindo para popularizar a música instrumental e valorizar jovens instrumentistas brasileiros. O objetivo é proporcionar momentos de conforto a pacientes, familiares, funcionários e população em geral.

“É uma contribuição para a humanização dos Hospitais, levando um momento de descontração e vivência musical, além de colaborar para o incremento da ação cultural em nosso país”, afirma o maestro.

Apresentando cada peça de forma lúdica e interativa, o regente, que também é médico, propõe momentos de reflexão, por intermédio da harmonia e do bem-estar proporcionados por música de qualidade. 

A Orquestra do Limiar é composta por Marcos Scheffel  (Spalla);  Jean Paulo Olivar Casimiro, Paula Vazquez Soria e Pedro Gobeth (Violino I); Marcela Venditti, Gustavo Cunha e Anderson Figueiredo (Violino II); Irina Matzen e Glaucia Chignolli (Viola); Rafael Oliveira e Leandro Tenório (Violoncelo); e Paulo Brucoli (Contrabaixo).

Até o momento, o Música nos Hospitais já beneficiou mais de 15 mil pessoas, entre médicos, pacientes, colaboradores e visitantes em concertos em grandes instituições, como Hospital São Paulo (Unifesp), Santa Casa de SP, Instituto do Coração da FMUSP (InCor), Hospital das Clínicas, Hospital Samaritano, Hospital A. C. Camargo, Hospital Geral de Itapecerica da Serra, AACD, Hospital do Coração, Hospital Santa Paula, Hospital 9 de Julho, Hospital do Servidor Público Estadual, Municipal, entre outros.

 

PROGRAMA

Chiquinha Gonzaga (1847-1935)

Gaucho

Leo Delibes (1826-1891)

Valsa do Ballet Copelia

 Heitor Villa-Lobos (1881-1959)

Aria das Bachianas Brasileiras n.4

(Transcrição para Orquestra de Cordas- Samir Rahme)

Gabriel Fauré (1845-1924)

Pavane

Edmundo Vilani-Cortes (1930)

Valsa da Pequena Serenata para Cordas

Claude Debussy (1862-1918)

Le Petit Negre

Ernani Aguiar(1950)

Quase Serenata Peca do obra Instantes V

Maurice Ravel (1875-1937)

Bolero (Transcrição para Cordas)

Clóvis Pereira dos Santos(1932)

Mourão Opus 2.

 

Sobre a Associação Paulista de Medicina

Fundada em 1930, a Associação Paulista de Medicina é uma entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos e de utilidade pública, tem cerca de 30.000 associados e busca identificar e enfrentar os grandes desafios da medicina na atualidade.

Durante o ano, a APM apóia e promove diversos programas culturais abertos ao público e gratuitos. Além do Música nos Hospitais, realiza exposições de arte, programas musicais que vão do erudito ao jazz,  cinema com debates, palestras sobre história da arte, cinema para terceira idade, e ainda oferece Escola de Artes, Biblioteca, Pinacoteca e Museu de História da Medicina.



Sobre a sanofi-aventis

No Brasil desde o final dos anos 50, a sanofi-aventis é uma das maiores empresas farmacêuticas do país e emprega mais de 2.200 pessoas. No campo social, a sanofi-aventis Brasil se destaca como uma das farmacêuticas que mais investe em ações humanitárias. Desde 2004, mais de R$ 25 milhões foram investidos, beneficiando, em média, dois milhões de pessoas anualmente, em cerca de quinze programas de longo prazo. Como empresa dedicada à saúde, suas ações priorizam a saúde e a infância, bem como populações desfavorecidas, em programas de prevenção, educação, humanização e acesso a medicamentos.Visite: www.sanofi-aventis.com.br



Música nos Hospitais - Hospital de Base

Data: 9 de setembro (quarta-feira)

Horário: 15h

Endereço: SMHS - Área Especial - Q. 101 - Brasília – DF

Saguão Principal

Acontece - Chico Damaso
Fonte Acontece - Chico Damaso 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Pela primeira vez em Brasília, Música nos Hospitais presta homenagem ao Ano da França no Brasil