Pela primeira vez, Brasil é sede do Fórum Ministerial de Desenvolvimento

Fonte Ascom/MDS 28/05/2012 às 21h
De hoje (29) a quinta-feira (31) desta semana, o Brasil será sede do Fórum Ministerial de Desenvolvimento. Essa é a primeira vez que o país sediará o evento. Em sua quinta edição, o fórum reunirá representantes de 30 nações dos continentes americano e africano, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, para debater temas sociais e econômicos.

O fórum será aberto às 15h, com as boas-vindas de Tegegnework Gettu e Heraldo Muñoz, subsecretários-gerais da Organização das Nações Unidas (ONU) e diretores regionais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para África e América Latina e Caribe, respectivamente.

Logo após, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, a secretária-geral adjunta da ONU e Administradora do PNUD, Helen Clark, e o secretário-geral de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, Gonzalo Robles, fazem a abertura do fórum.

No primeiro dia, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fará palestra sobre “A economia mundial e os desafios dos países em desenvolvimento”. Em seguida, a ex-ministra de Planejamento do Chile Clarisa Hardy abordará o tema “Tributação para políticas sociais de superação da pobreza e das desigualdades”.

Depois, a ministra Tereza Campello falará sobre a experiência brasileira na luta contra a pobreza.

Contexto – Durante os três dias, os ministros encarregados das políticas sociais de diversos países discutirão soluções sustentáveis para enfrentar desafios como a pobreza, exclusão social, déficit de educação e saúde e desemprego.

Nas quatro edições anteriores, o fórum foi realizado em Nova Iorque (EUA). O Brasil foi escolhido para sediar a quinta edição do evento em razão do êxito de políticas públicas como o Bolsa Família, a estratégia Fome Zero (reconhecida mundialmente como eficaz no combate à pobreza) e mais recentemente o plano de superação da extrema pobreza Brasil Sem Miséria.

O V Fórum Ministerial de Desenvolvimento é uma realização conjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

SERVIÇO
Abertura do V Fórum Ministerial de Desenvolvimento
Data:
29 de maio de 2012 (terça-feira)
Horário: a partir das 15h
Local: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Avenida L3 Norte – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 – Brasília/DF

Ascom/MDS
Fonte Ascom/MDS 28/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Pela primeira vez, Brasil é sede do Fórum Ministerial de Desenvolvimento