Paulo Duque diz que arquivamentos contra Sarney serão submetidos ao conselho

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), já decidiu submeter ao colegiado as decisões de rejeitar todos os pedidos de abertura de investigações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo a assessoria de Paulo Duque, a providência será a mesma para a representação do PMDB contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), no caso de haver recurso dos senadores do conselho contra a decisão de arquivar ou dar andamento ao processo. Duque anuncia a decisão na tarde de hoje (12).

A assessoria de Paulo Duque informou que a reunião para votar os dez recursos pelo não arquivamento das investigações contra Sarney deve ocorrer na próxima semana, provavelmente na quarta-feira (19). Hoje termina o prazo para que o presidente do Conselho de Ética apresente seu parecer a favor ou contra o andamento das investigações contra Arthur Virgílio.

O PMDB defende a apuração de três denúncias contra o tucano: o pagamento de um ex-funcionário lotado em seu gabinete enquanto fazia um curso de teatro na Espanha, o suposto ressarcimento indevido feito pela Casa de gastos feitos para o tratamento de saúde da mãe do parlamentar e o empréstimo feito pelo ex-diretor Agaciel Maia para que Virgílio Neto pagasse despesas emergenciais numa viagem à França.

Sobre os processos contra Sarney, a assessoria do P-SOL informou que os advogados do partido vão protocolar ainda hoje o último recurso contra o arquivamento de uma das representações da legenda contra o presidente do Senado. Este período de investigação se refere às denúncias de que o parlamentar teria faltado com a verdade em plenário, quando disse que não tinha responsabilidade administrativa sobre a Fundação José Sarney e também de que o presidente do Senado teria omitido da Justiça Eleitoral um imóvel de sua propriedade.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Paulo Duque diz que arquivamentos contra Sarney serão submetidos ao conselho