Patrimônio Cultural do Mercosul se reúne em Montevidéu

Fonte ARIN – Assessoria de Relações Internacionais 29/05/2013 às 9h

Ponte MComissão responsável pela condução dos temas relacionados ao Patrimônio Cultural debate os avanços e demais iniciativas para aprofundar a cooperação na região

A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, acompanhada do assessor de Relações Internacionais, Marcelo Brito, reúne-se com os parceiros de instituições nacionais de patrimônio cultural da América Latina para tratar do desenvolvimento de projetos e outras ações estabelecidas na última reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUR – CPC, em Brasília, em novembro de 2012. Entre eles, está o Projeto de Itinerário Cultural das Missões Jesuíticas Guaranis, Moxos e Chiquitos no MERCOSUL. Projeto de Fortalecimento Institucional para sua definição e desenvolvimento, aprovado pelo Grupo do Mercado Comum do MERCOSUL (GMC) no final do ano passado. Na ocasião, serão debatidas as providências que estão sendo tomadas pelo IPHAN, pelo Brasil, para a sua implementação ainda este ano. O Projeto deverá contar com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Escritório da UNESCO no Brasil.

Serão debatidos também os encaminhamentos sobre o Projeto MercoMuseus que visa o fortalecimento dos museus no MERCOSUL, em função de reunião de trabalho realizada no início deste mês em Montevidéu. A presidenta do IPHAN deverá apresentar um informe sobre o andamento dos trabalhos relacionados à implementação do Centro Lucio Costa, foi considerado na última reunião da CPC em Brasília como um agente estratégico para promover a capacitação regional com vistas à integração dos países da região.

Assuntos como o regulamento do Fundo do MERCOSUL Cultural, o funcionamento das reuniões técnicas e dos comitês técnicos ad hoc e os encaminhamentos para a homologação da Ponte Internacional Barão de Mauá, na fronteira entre o Brasil e Uruguai, como Patrimônio Cultural do MERCOSUL também serão discutidos. Espera-se ainda que sejam discutidas as postulações do Chamamé e da Pajada como possíveis de serem reconhecidos como Patrimônio Cultural do MERCOSUL.

A VIII Reunião da CPC acontece em Montevidéu, durante os dias 29 e 30 de maio de 2013, durante a Presidência protempore uruguaia.

 

ARIN – Assessoria de Relações Internacionais
Fonte ARIN – Assessoria de Relações Internacionais 29/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Patrimônio Cultural do Mercosul se reúne em Montevidéu