Parque Nacional da Serra da Bocaina seleciona voluntários

Fonte Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade 25/03/2015 às 9h

 São ofertadas dez vagas, sendo oito para Trindade (RJ) e duas para São José do Barreiro (SP), durante o feriado de Tiradentes.

Divulgação/Governo de São PauloA 273 km de São Paulo e 214 do Rio de Janeiro, São José do Barreiro está ligado à Rodovia Dutra pela Estrada dos Tropeiros

A 273 km de São Paulo e 214 do Rio de Janeiro, São José do Barreiro está ligado à Rodovia Dutra pela Estrada dos Tropeiros

O Parque Nacional da Serra da Bocaina abre inscrições para voluntários participarem das ações de uso público e ordenamento na área de praia em Trindade, em Paraty (RJ), e na cachoeira Santo Izidro, em São José do Barreiro (SP), durante o feriado de Tiradentes de 17 a 21 de abril. Acesse o edital.

Ao todo, são ofertadas dez vagas, sendo oito destinadas para Trindade e duas para São José do Barreiro. Os interessados devem ter disponibilidade para trabalhar todos os dias do feriado prolongado.

O trabalho envolve o controle de trilhas, contagem de visitantes e aplicação de questionários junto aos visitantes. Além de interagir com o público e trocar experiências, os voluntários terão a oportunidade de conhecer melhor o Parque e participar de atividades para o público em áreas de intensa visitação.

Para participar, é importante ser comunicativo, proativo, compromissado e ter interesse pela área ambiental, além de se adaptar bem ao trabalho em equipe.

Os voluntários que trabalharão em Trindade deverão chegar à Paraty no dia 16 de abril, até 18h. Os selecionados para o trabalho voluntário em São José do Barreiro deverão se apresentar na sede do Parque no dia 17 de abril, às 9h.

No primeiro dia, ocorrerá a visita ao local onde serão desenvolvidas as atividades e uma breve capacitação, na qual são apresentados o Parque, o contexto e a dinâmica de trabalho.

Até o último dia do feriado prolongado (21 de abril), os voluntários atuarão diretamente nos pontos de visitação em parceira com monitores e funcionários, cumprindo uma jornada de cerca de dez horas de trabalho por dia.

Interessados devem preencher o formulário. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail r ou telefone (24) 3371-3056.

Contrapartidas

Para as oito vagas destinadas à Trindade, as contrapartidas oferecidas são alimentação, alojamento e transporte entre o local de trabalho e o alojamento. Para as duas vagas de São José do Barreiro, são oferecidas: alimentação e transporte entre o local de trabalho e a cidade.

Todos os participantes receberão um certificado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contendo a área temática de atuação e carga horária referente aos trabalhos realizados no Parque Nacional.

Com 104 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) é uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Localiza-se em trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Por se estender desde altitudes superiores a 2.000 m, na região serrana, até o nível do mar, no litoral, o PNSB apresenta paisagens diversificadas e grande riqueza de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Dentre seus principais atrativos turísticos destacam-se o Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro), as cachoeiras de Santo Isidro, das Posses e do Veado, a Pedra do Frade, e a Praia do Caxadaço.

Parque Nacional da Serra da Bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) é uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica e está localizado em um trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Entre seus principais atrativos turísticos destacam-se o Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro), as cachoeiras de Santo Isidro, das Posses e do Veado, a Pedra do Frade e a Praia do Caxadaço.

Com 104 mil hectares, se estende desde altitudes superiores a 2.000m, na região serrana, até o nível do mar, no litoral, o PNSB apresenta paisagens diversificadas e grande riqueza de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.


Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Fonte Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade 25/03/2015 ás 9h

Compartilhe

Parque Nacional da Serra da Bocaina seleciona voluntários