Paraná reduz previsão para safra de trigo

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
As chuvas que atingem o Paraná nos últimos dias já trazem reflexos para a agricultura do estado, responsável por 19% da produção nacional de grãos. O último levantamento do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura (Deral) previa uma queda de 9% na produção de trigo da safra 2008/2009, atualmente em fase de plantio. Como a previsão é de que deve continuar a chover nos próximos dias, o engenheiro agrônomo do Deral, Otmar Hubner, acredita que o prejuízo deverá ser maior.

A estimativa inicial era de que o estado – maior produtor de trigo, que contribui com 50% da produção do país – colhesse 3,8 milhões de toneladas, mas essa expectativa caiu para 3,17 milhões de toneladas. Até agora foram plantados apenas 7% da cultura. O plantio se encerra no mês de dezembro.

Em entrevista à Agência Brasil, Hubner disse que a chuva pode prejudicar também outras culturas, como a segunda safra de milho, aveia e cevada. Segundo ele, o plantio da safra de verão não deve ser prejudicado, pois a previsão é de que pare de chover no próximo final de semana. “Começamos a plantar o milho no final de setembro e a soja em outubro”.

De acordo com o engenheiro, o levantamento mais detalhado sobre as consequências dessas chuvas só ficará pronto no final do mês.

Na Central de Abastecimento (Ceasa) de Curitiba, a chuva é a explicação para o aumento nos preços de alguns produtos hoje (9) nos supermercados. O argumento é que, além de destruir lavouras, ela impede a colheita. Segundo o gerente Valério Borba, entre 30 variedades de frutas e hortaliças pesquisadas, seis já tiveram aumento de preços.

“Como fica difícil colher, nós trazemos os produtos de outros estados, como é o caso da batata, que, nos últimos dias, teve aumento de 62%”. Segundo ele, o tomate ficou 42% mais caro, o aipim, 20%, e a vagem, 33%. “Assim que parar de chover, os preços estabilizam.”

O serviço de meteorologia do Paraná alerta para a possibilidade de temporais à tarde, principalmente nas regiões oeste, sudoeste e central do estado.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Paraná reduz previsão para safra de trigo