Para que o sonho não vire pesadelo

Fonte Office 3 – Núcleo Comunicação 26/05/2013 às 18h

Especialista revela como que gestores podem manter em dia a saúde financeira de suas empresas

São Paulo, 24 de maio de 2013 - Ser empreendedor não é das tarefas mais fáceis. Além dos riscos pertinentes, há também as características inerentes a personalidade do empreendedor, que podem ser determinantes para uma carreira de sucesso. Comodismo, por exemplo, não combina com a profissão. Por mais que o profissional se encontre num momento bom, estável, deve procurar sempre novos desafios. Essa é uma característica marcante dos negócios de sucesso.

Adriano Gomes, especialista em finanças e que está à frente da Méthode Consultoria há 15 anos, salienta que esse desafio para muitos pode estar atrelado à administração financeira. Além de entender sobre o mercado e o seu público-alvo, é preciso também dominar essa matéria ou ter algum departamento dedicado a isso. “Não dá para levar esse assunto contando com a criatividade e o jeitinho brasileiro, ou deixar para depois. Esse descuido pode ser comprometedor e acabar com o sonho de não ter patrão”, aponta.

Por isso, o departamento financeiro requer a contratação de um profissional com grande conhecimento técnico. “Quem não possui essa bagagem, além de desconhecer boa parte dos conceitos de finanças indispensáveis para tocar um negócio, resume a sua atuação em planilhas de contas a pagar e a receber e fluxo de caixa. O controle financeiro deve incluir - ainda - indicadores de controladoria, que estuda o passado da empresa e mira os resultados que já foram produzidos, como o balanço patrimonial, e planejamento, o orçamento empresarial do ano, entre outros”, revela o economista.

A empresa pode oferecer um serviço maravilhoso e ter suas vendas sempre em alta, mas sem organização financeira será praticamente impossível obter um sucesso a médio e longo prazo.

Adriano defende que a boa gestão financeira garante a saúde das empresas. Além de proporcionar tranquilidade, mantém a permanente situação de liquidez. “Os controles financeiros são uma forma eficaz de gerenciamento e análise, portanto sua utilização é de vital relevância, até mesmo para permanência no mercado”, revela.

Outra razão, e até mesmo um hábito comum, é embaralhar as contas da empresa com os gastos pessoais. “Essa prática acontece com muita frequência e a partir daí as despesas pessoais passam a serem pagas com o dinheiro administrativo. O ideal, nesses casos, é ter um pró-labore”, conclui Adriano.

Sobre o consultor Adriano Gomes

Administrador de empresas (ESAN-SP), pós-graduação em finanças (ESAN-SP), mestre em controladoria e finanças (PUC-SP), cuja dissertação mereceu 10 com louvor e recebeu prêmio ENAMPAD, doutor em ciências sociais (PUC-SP) com tese sobre a responsabilidade social das instituições financeiras. Foi executivo de empresas industriais, comerciais e instituição financeira, gerenciando carteira de ativos de mais de US$ 70.000.000. Consultor atuante nas áreas financeiras, comercial e planejamento estratégico com vasta experiência na solução de problemas de empresas de todos os portes e segmentos. É docente de diversas instituições voltadas à capacitação de executivos e empresários como CIESP, ESPM, IDORT, INTEGRAÇÃO e diversos sindicatos patronais. Professor universitário há 15 anos, notadamente na ESPM-SP (graduação e MBA). Autor dos seguintes livros: A Empresa Ágil (Nobel, 2000), Gerenciamento do crédito, (Manole, 2002), Administração Para Não Administradores (Saraiva, 2005), Responsabilidade Social (Saraiva, 2007). Além de diversos artigos publicados nos principais jornais.

Sobre a Methode

Há 15 anos, a Méthode ajuda empresas de pequeno, médio e grande porte a se projetarem no futuro através da consultoria empresarial. Alinhada a modelos de sucesso, em conformidade com as prioridades estabelecidas pelo mercado, a Méthode ampara estas empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência. Além da consultoria, a empresa oferece capacitação e desenvolvimento de pessoas por meio de cursos e treinamentos, com temas voltados a gestão, finanças e administração, sempre alinhados a necessidade dos participantes ao cenário atual. Mais informações pelo site http://www.methode.com.br/

Office 3 – Núcleo Comunicação
Fonte Office 3 – Núcleo Comunicação 26/05/2013 ás 18h

Compartilhe

Para que o sonho não vire pesadelo