Para presidente de El Salvador, Lula e Obama são exemplos de liderança

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, ratificou hoje sua admiração pelos mandatários de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e Estados Unidos, Barack Obama, "exemplos de grandes democratas, de lideranças a seguir".

Um dia antes de iniciar uma visita oficial ao Chile, Funes afirmou ao jornal El Mercúrio que Obama é admirável porque tem que lutar contra o preconceito de alguns setores sociais e contra a crise econômica mundial.

"Por sua parte, o presidente Lula, cuja popularidade é evidência da alta aprovação popular da sua política, é um exemplo de como se deve articular democraticamente o crescimento econômico e a inclusão social. Esse é o verdadeiro desenvolvimento que aspiro para meu país e para toda a região", comentou o mandatário salvadorenho.

No início deste ano, durante as eleições presidenciais, Funes associou sua campanha às imagens de Lula e de Obama. Ele foi eleito pela ex-guerrilha Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), se tornando o primeiro presidente de esquerda do país.

Sobre a política externa de seu governo, Funes afirmou que esta não é movida por questões ideológicas, mas sim pelos interesses locais. "A política é a de não alinhamento e de não ingerência", enfatizou.

A respeito de sua relação com a Venezuela, o presidente salvadorenho contou que pretende firmar acordos de interesse comum e de cooperação, mas se negou a fazer um balanço do governo de Hugo Chávez.

"Será o próprio povo venezuelano que decidirá com apoio ou repúdio à incidência que, certamente, o presidente Chávez continuará tendo no continente e dentro da Venezuela", comentou Funes.

Ainda em entrevista ao jornal, o mandatário salvadorenho reiterou sua condenação ao golpe de Estado de Honduras do dia 28 de junho, que tirou do poder o presidente Manuel Zelaya.

Para Funes, que assumiu a presidência de El Salvador no último mês de junho, Honduras "deve recuperar logo sua legalidade e o funcionamento das instituições da República".
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Para presidente de El Salvador, Lula e Obama são exemplos de liderança