Papa visitará sinagoga de Roma no início do próximo ano

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O papa Bento XVI fará uma visita à Sinagoga de Roma no próximo dia 17 de janeiro para encontrar a comunidade israelita, informou hoje o Vaticano em um boletim divulgado pela sala de imprensa.

A visita ocorrerá no 21° Dia Para o Aprofundamento e o Desenvolvimento do Diálogo Entre Católicos e Judeus, que acontece na mesma data da celebração judaica do Mo"èd di Piombo -- festa que relembra um acontecimento de 1793, quando o povo romano tentou incendiar as casas do gueto judeu acusando os hebreus de protegerem os franceses que chegavam à Itália com ideias revolucionárias. Inesperadamente, uma forte chuva caiu sobre Roma, extinguindo o fogo, dispersando os atacantes e salvando os judeus, que passaram a encarar o caso como um milagre.

Esta será a primeira visita de Bento XVI a um templo judeu italiano, mas antes ele já visitou a sinagoga de Colônia (Alemanha), em agosto de 2005, algumas semanas após ter sido eleito. E, em abril de 2008, esteve na de Nova York (Estados Unidos).

No ano passado, a comunidade hebraica italiana decidiu não comparecer ao 20º Dia Para o Aprofundamento e o Desenvolvimento do Diálogo Entre Católicos e Judeus como forma de protesto contra posições de Bento XVI e também por causa das introduções feitas por ele na oração de Sexta-Feira Santa.

Em 22 de setembro deste ano, durante as comemorações do Ano Novo judaico, foi realizado um encontro entre o presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Angelo Bagnasco, o presidente da Assembleia Rabínica Italiana, Giuseppe Laras, e o rabino-chefe da comunidade judaica de Roma, Riccardo Di Segni. Na reunião, os religiosos resolveram retomar a celebração conjunta.

A data da celebração do diálogo entre católicos e judeus foi instituída por João Paulo II em 1990. Ele foi o primeiro papa a entrar na Sinagoga de Roma, em 1986.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Papa visitará sinagoga de Roma no início do próximo ano