Papa ressalta importância da Igreja Católica na África

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O papa Bento XVI pediu auxílio "espiritual e material" para manter a Igreja Católica na África, ao discursar durante a audiência geral de hoje, que contou com a participação de cerca de 20 mil fiéis.

Em meio à Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos -- que acontece desde o início do mês no Vaticano --, o Pontífice destacou ainda o aumento do número de católicos na região. "Como sabem, a Igreja naquele continente, apesar das diversas dificuldades, cresce continuamente".

Nesse sentido, explicou que a instituição católica na África "não somente propaga e aprofunda a fé em Cristo, mas também leva ajuda aos povos que ainda sofrem por causa da pobreza, dos conflitos ou da falta de acesso à educação e à saúde" e, por isso, não deve "faltar a nossa ajuda espiritual e material".

Nesta quarta-feira, o Pontífice também recordou a figura de São Bernardo, que viveu por volta do ano 1000, e pediu que as pessoas "procurem Deus na oração", e não em "discussões".

"Às vezes pensam em resolver os problemas dos homens e da religião somente com a força da razão, enquanto São Bernardo lembrava que, sem uma profunda fé em Deus, alimentada na oração da contemplação, as nossas reflexões sobre problemas divinos correm o risco de se tornarem vão exercício intelectual e perder a credibilidade", destacou o Papa.

"Assim, como São Bernardo em seus tempos, nós também, hoje, devemos reconhecer que o homem procura melhor Deus, e o encontra com mais facilidade, por meio da oração, e não da discussão", comentou Bento XVI.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Papa ressalta importância da Igreja Católica na África