Papa receberá Cristina Kirchner e Michelle Bachelet em novembro, diz jornal

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
As presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Chile, Michelle Bachelet, serão recebidas no Vaticano pelo papa Bento XVI no dia 28 de novembro. A informação é do jornal Clarín, de Buenos Aires.

O encontro, de acordo com o diário, tem por motivo a celebração dos 30 anos da mediação do papa João Paulo II que pôs fim às hostilidades entre os dois países pelo controle do Canal de Beagle, formado por ilhas situadas no extremo sul do continente.

Além da audiência com o Pontífice, a agenda de Cristina e Bachelet poderia incluir também um almoço com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

Em dezembro de 1978, graças às negociações conduzidas pelo cardeal Antonio Samoré, enviado à região por João Paulo II, os dois países selaram um acordo de paz, mediante o qual o Chile ficou com a posse das ilhas de Picton, Lennox e Nueva, situadas na entrada do canal e pivô do conflito. Já a Argentina tornou-se responsável pelo controle marítimo da área.

Desde dezembro de 2008, as presidentes promovem uma série de eventos para recordar o episódio, que evitou uma iminente guerra entre as duas nações.

Nesta quinta-feira, ainda como parte das celebrações, segundo o Clarín, Cristina e Bachelet encabeçarão em Buenos Aires um encontro que terá a presença de 13 ministros de cada país. O objetivo é discutir formas de aprofundar a integração e a cooperação bilateral.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Papa receberá Cristina Kirchner e Michelle Bachelet em novembro, diz jornal