Papa ratifica importância do meio ambiente

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O papa Bento XVI reiterou hoje a necessidade dos cuidados com o meio ambiente e com a natureza, mostrando que estes não são "uma simples fonte de riqueza ou de usufruto nas mãos do homem".

"Nunca foi tão necessário como é hoje ajudar as pessoas a ver a Criação como mais do que uma simples fonte de riqueza ou de usufruto nas mãos do homem", disse Bento XVI em uma audiência com os promotores das atividades do pavilhão da Santa Sé na Exposição Internacional Água e Desenvolvimento Sustentável 2008, que aconteceu na cidade espanhola de Zaragoza.

O Pontífice recomendou que se deve "proteger sempre o ambiente e a natureza, a fim de descobrir sua dimensão espiritual e religiosa mais profunda", pois essa é a "expressão de um projeto de amor e de verdade que nos fala do Criador e de seu amor pela humanidade" para ser usada de modo "responsável e respeitoso".

Por último, o Papa recordou a relação que existe entre o cuidado com o ambiente e a ética entre as pessoas. "Quando se respeita a ecologia humana na sociedade, também a ecologia ambiental é beneficiada", concluiu, citando sua terceira encíclica "Caritas in Veritate", publicada em julho passado.

A Expo Zaragaza 2008 aconteceu entre os dias 14 de junho e 14 de setembro do ano passado. O pavilhão da Igreja Católica, com 550 m2, tinha o tema "Água para a vida" e pretendia mostrar o interesse da Santa Sé pela natureza.

Durante a exposição, o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz organizou um congresso sobre ecologia e houve um dia do evento dedicado à Santa Sé.

Também foram expostas 38 obras provenientes dos Museus Vaticanos, da Basílica de São Pedro e de dioceses e museus da Espanha.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Papa ratifica importância do meio ambiente