Papa nomeia novo Núncio Apostólico na Venezuela

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O papa Bento XVI designou hoje Dom Pietro Parolin à Nunciatura Apostólica em Caracas e ao cargo de arcebispo de Acquapendente, cidade italiana localizada na região do Lácio.

O diplomata substituirá Giacinto Berlocco, que ficou à frente da sede diplomática da Santa Sé na Venezuela por quatro anos e que agora exercerá o mesmo cargo na Bélgica.

No serviço diplomático desde 1986, há sete anos Parolin atua na subsecretaria de uma das seções da Secretaria de Estado do Vaticano, órgão que tem a função de Ministério das Relações Exteriores, e já foi núncio apostólico na Nigéria e no México.

No atual cargo do novo arcebispo de Acquapendente ficará o monsenhor Ettore Balestrero, conselheiro da Nunciatura da Secretaria de Estado e ex-embaixador vaticano na Mongólia e Países Baixos.

Em nota, a diocese da província italiana de Vicenza, na região do Veneto, agradeceu a nomeação de Parolin, originário do local.

"A Igreja de Vicenza está em festa novamente, porque o Santo Padre elevou à dignidade episcopal um outro sacerdote", diz o documento, referindo-se à recente nomeação do então arcebispo de São Pietro, Adriano Tessarollo, a bispo de Chioggia.

"Agradecemos o Papa por estes fortes sinais de benevolência e estima a um presbítero e a uma diocese que sempre manifestaram a sua comunhão e unidade com a Sede Apostólica", ressalta a nota.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Papa nomeia novo Núncio Apostólico na Venezuela