Papa mostra espontaneidade e gosta de fazer as refeições com os cardeais, diz porta-voz

Fonte Agência Brasil/EBC 15/03/2013 às 15h

 


Vaticano – O papa Francisco evita usar a mesa exclusiva, especialmente preparada para ele para as refeições, na Casa Santa Marta – local onde estão hospedados alguns cardeais - e escolhe sempre estar em companhia dos cardeais. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse hoje (15) que o papa costuma sentar-se “no lugar que está vago”. Na cerimônia com os cardeais, o papa foi presenteado com uma pulseira amarela que ele colocou, imediatamente, no pulso.

De acordo com o porta-voz, o papa demonstra também dar atenção a todos que conhece, inclusive os funcionários da Casa Santa Marta. “O papa demonstra conhecer bem cada um que trabalha no local e pergunta sobre a vida de todos: 'Como estão os filhos e a família'”, por exemplo”, disse.

Pela manhã, antes da reunião com os cardeais, ele celebrou uma missa, na capela da Casa Santa Marta, da qual participaram vários cardeais. Para Lombardi, as reações do papa indicam seu estilo “natural e espontâneo”. “Ele [papa Francisco] é uma pessoa próxima a todos, como um vizinho”, ressaltou.

O porta-voz disse ainda que o discurso feito hoje pelo papa, na reunião com os cardeais, não foi preparado com antecedência e que boa parte foi feita de forma improvisada. “É um estilo muito direto com uma homilia de coração aberto e sensível, além de ser breve”, ressaltou.

Agência Brasil/EBC
Fonte Agência Brasil/EBC 15/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Papa mostra espontaneidade e gosta de fazer as refeições com os cardeais, diz porta-voz