Papa Francisco celebra primeiro Ângelus do seu Pontificado

Fonte Ansa flash 17/03/2013 às 10h

Francisco foi recebido com entusiasmo pela multidão que o aguardava na Praça São Pedro

CIDADE DO VATICANO, 17 MAR (ANSA) - O papa Francisco afirmou que a Praça São Pedro, no Vaticano, "tem as dimensões do mundo", ao dar início nesta manhã à sua primeira celebração do Ângelus.

"Esta praça tem as dimensões do mundo", disse o Pontífice. De acordo com a Sala de Imprensa do Vaticano, mais de 150 mil pessoas assistiram à benção do novo Papa. Vários fiéis carregavam bandeiras da Argentina, Brasil, Colômbia, Bolívia, Venezuela e México.

Em seu discurso, o Papa voltou a falar sobre a escolha do nome Francisco. "Escolhi o nome do patrono da Itália, Francisco de Assis, o que reforça a minha ligação espiritual com essa terra, a qual, vocês devem saber, é a origem da minha família", disse.

Ontem, em um encontro com jornalistas, o Pontífice contou que o nome para seu pontificado foi escolhido após uma conversa com o arcebispo emérito de São Paulo, o brasileiro Dom Claudio Hummes, quem lhe alertou sobre a necessidade de se lembrar dos pobres.

Segundo o Papa, Hummes ficou ao seu lado durante o conclave e, quando ele foi escolhido como novo Pontífice, o brasileiro o "abraçou, beijou e disse 'não se esqueça dos pobres'". "Aquela palavra entrou na minha cabeça. Os pobres", lembrou Francisco.

Neste domingo, o Papa celebrou seu primeiro Ângelus. A benção começou às 12h locais (8h no horário de Brasília) e Francisco foi recebido com entusiasmo pela multidão que o aguardava na Praça São Pedro.
Durante o Ângelus, o Papa destacou que "um pouco de misericórdia muda o mundo, torna-o menos frio e mais justo".

"Deus nunca se cansa de perdoar. O problema é que nós nos cansamos de pedir o perdão", disse Francisco, pedindo para os fiéis "não se cansarem nunca", pois "Ele é o Pai amoroso que sempre perdoa e que há sempre misericórdia para todos nós".

Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio, foi eleito 266º Papa da Igreja Católica na última quarta-feira, no segundo dia de conclave para eleger o sucessor do papa emérito Bento XVI. Até então, ele era arcebispo de Buenos Aires.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 17/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Papa Francisco celebra primeiro Ângelus do seu Pontificado