Papa diz que crise evidenciou necessidade de investimentos em educação

Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 às 0h
O papa Bento XVI afirmou hoje que a crise econômica mundial deixou mais evidente a necessidade de investimentos no setor educacional.

"A profunda crise econômica, difundida em todo o mundo, e suas causas de origem, evidenciaram a exigência de um investimento mais decisivo e corajoso no campo do saber e da educação, a fim de responder os numerosos desafios e preparar os jovens para construir um mundo melhor", defendeu o Pontífice.

Bento XVI recebeu em audiência no Vaticano docentes e estudantes da Livre Universidade Maria Santíssima Assunta (Lumsa), em ocasião do 70º aniversário do instituto. Entre os presentes, estava o presidente do Senado italiano, Renato Schifani.

"A Universidade precisa de verdadeiros professores, que transmitam, junto com o saber científico, um rigoroso método de pesquisa, valores e motivações profundas", observou o Papa.

De acordo com o Pontífice, "diante de profundas mudanças, é sempre mais urgente a necessidade de se apelar aos valores fundamentais para transmiti-los, como indispensável patrimônio, às jovens gerações".

O Papa ainda pediu para que as entidades escolares, "imersas em uma sociedade fragmentada e relativista, dediquem-se a adquirir conhecimentos que complementem a formação pessoal" e preparem os jovens "para se tornarem construtores de uma sociedade mais justa e solidária".

No último mês de setembro, durante uma visita a Praga, na República Tcheca, Bento XVI defendeu a autonomia das universidades e repudiou que existam grupos de interesses ideológicos e econômicos capazes de impedir a realização de estudos dedicados a buscar o verdadeiro conhecimento humano.

"Se, por um lado, já passou o período de interferência resultante do totalitarismo político, não é verdade que, por outro, hoje frequentemente o exercício da razão e o trabalho acadêmico são forçados, de maneira sutil e às vezes nem tanto, a se dobrarem às pressões de grupos de interesses ideológicos ou pragmáticos?", disse o Pontífice.
Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Papa diz que crise evidenciou necessidade de investimentos em educação