Palestra sobre vocabulário relativo à honra e à vitória na literatura grega antiga

Fonte UFMG 16/08/2016 às h

O professor de literatura grega antiga Ioannis Petropoulos, da Democritus University of Thrace, na Grécia, e do Centro de Estudos Helênicos da Universidade de Harvard (EUA), fará palestra na próxima quarta, 17, na Faculdade de Letras. Ela vai abordar o vocabulário relativo ao amor e à honra (philotimia) e à vitoria (philonikia), comumente associado ao pensamento grego, na filosofia, na literatura e no esporte.

Com base em textos da épica, da tragédia, da filosofia e da história, o pesquisador vai propor interpretações mais construtivas sobre a ideia geral de uma sociedade que prezava o combate e a disputa acima de tudo. Petropoulos fez doutorado sobre motivos eróticos na poesia grega antiga e medieval e suas relações com a canção popular moderna grega.

A palestra Victory and its discontents: Is it worth competing for a ‘bit of celery or olive or pine’? será realizada das 11h às 13h, no auditório 2003 da Fale. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam), pelos programas de pós-graduação em Estudos Literários (Poslit) e em Filosofia (PPGFIL) e pela Capes. A iniciativa tem também o apoio do professor Roberto de Brose, da Universidade Federal do Ceará.

UFMG
Fonte UFMG 16/08/2016 ás h

Compartilhe

Palestra sobre vocabulário relativo à honra e à vitória na literatura grega antiga