Palestra no Rio destaca a importância dos institutos de ciência e tecnologia (ICTs)

Fonte Agência de Gestão de C,T&I de Notícias* 05/05/2013 às 13h

 

 

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) sediou, nesta terça-feira (30), uma palestra sobre a importância dos institutos de ciência e tecnologia (ICTs) na consolidação do processo de inovação. Proferida pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva, na sede do INT, no Rio de Janeiro, o evento destacou o papel e a missão dos ICTs para o progresso científico e tecnológico brasileiro.

Para o presidente da agência de fomento, os institutos têm um papel fundamental em traduzir as pesquisas para novos processos, produtos e serviços, que serão consolidados, efetivamente, pelo setor privado. “Cabe aos ICTs buscar as fronteiras da pesquisa tecnológica e oferecer mais do que serviços, pois, ao contrário desses, as pesquisas de ponta são algo que as empresas não vão conseguir fazer sozinhas”, defendeu.

Pesquisadores do INT, que compunham à plateia, também conferiram as novidades da Plataforma Lattes, que agora tem abas em que se pode registrar informações sobre inovação, patentes e registros. Essa nova forma atende a antigas demandas dos pesquisadores envolvidos com projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação, além dos divulgadores da ciência.

Outro ponto abordado pelo palestrante foi o Projeto de Lei 2177/2011, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta tramita no Congresso Nacional visando regulamentar investimentos para instituições públicas e privadas que atuam na área.

*(Com informações do INT)

Agência de Gestão de C,T&I de Notícias*
Fonte Agência de Gestão de C,T&I de Notícias* 05/05/2013 ás 13h

Compartilhe

Palestra no Rio destaca a importância dos institutos de ciência e tecnologia (ICTs)