Palestra 'Dança das Luzes' discutirá fenômeno da aurora boreal

Fonte Universidade de São Paulo / Observatório Nacional 20/08/2014 às 13h
Entender o fenômeno da aurora boreal será o tema da palestra 'Dança das Luzes', promovida pelo observatório Dietrich Schiel da Universidade de São Paulo, em São Carlos (SP). O evento, parte da programação da 'Sessão Astronomia', acontecerá neste sábado (23), às 21 horas.

A palestrante e integrante da equipe do Observatório , Jennnifer Machado Soares, abordará os mais variados aspectos sobre este fenômeno, que acontece nos polos do planeta Terra.

A entrada é gratuita. O evento será realizado no auditório do Observatório, que fica no campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Entendendo o fenômeno

Em um dos espetáculos mais fascinantes, a aurora boreal é um fenômeno conhecido desde a antiguidade como algo místico, que mistura luzes de variadas cores iluminado o céu noturno.

Com os recursos astronômicos podemos entender quais são os processos físicos que permitem o espetáculo nos polos da Terra.

As auroras são geradas quando o sol emite diversas partículas em todas as direções no espaço. As partículas que se espalham em direção a Terra interagem com o campo magnético terrestre, sendo tiradas de sua trajetória original pela força do campo eletromagnético sobre uma partícula carregada em movimento.

O campo serve como um escudo, defletindo essas partículas
carregadas provenientes do Sol. A maioria dessas partículas é refletida novamente de volta ao espaço, porém, algumas delas ficam “presas” em nosso campo magnético, gerando o fenômeno das auroras.


Universidade de São Paulo / Observatório Nacional
Fonte Universidade de São Paulo / Observatório Nacional 20/08/2014 ás 13h

Compartilhe

Palestra 'Dança das Luzes' discutirá fenômeno da aurora boreal