Paixão de Cristo inspira encenações pelo mundo há séculos

Fonte Agência e Comunicação 21/03/2013 às 11h

Paixão de Cristo inspira encenações pelo mundo há séculos

Uma das tradições mais antigas inspiradas na Paixão de Cristo são as encenações que mostram os últimos momentos da vida de Jesus, segundo os evangelhos. Algumas celebrações bastante tradicionais ocorrem há centenas de anos e têm destaque internacional, como acontece com as encenações de Sordevolo (Itália) e Oberammergau (Alemanha).
 

A Paixão de Cristo de Sordevolo, por exemplo, é encenada há mais de três séculos, “La Passione”, como é conhecida na Itália, acontece a cada cinco anos. A pequena cidade se transforma em um palco a céu aberto e conta com mais de 700 moradores que viram atores para a apresentação da peça. A próxima encenação está programa para 2015, dura quase quatro horas e acontece quatro vezes por semana de junho até setembro.

A encenação de Oberammergau (Alemanha) começou em 1633. Os moradores da pequena cidade alemã sofriam com a peste negra e prometeram encenar a Paixão de Cristo – de dez em dez anos – se não houvesse mais vítimas da epidemia. No ano seguinte, os moradores de Oberammergau começam a cumprir a promessa e até hoje as encenações acontecem. A próxima temporada será em 2020.

O México também tem um famoso teatro ao ar livre inspirado na Paixão de Cristo, que acontece na cidade de Iztapala, no Sul do país. Após uma epidemia de cólera que assolou a cidade em 1843, os 10 anos seguintes não registraram nenhum caso da doença. Como agradecimento, os moradores passaram a representar o último dia da vida de Cristo, atraindo cerca de 3 milhões de pessoas anualmente à encenação.

 

No Brasil uma das encenações mais conhecidas é a de Nova Jerusalém, em Pernambuco. O evento é um dos maiores palcos a céu aberto do mundo e acontece todos os anos desde 1968.

 

Agência e Comunicação
Fonte Agência e Comunicação 21/03/2013 ás 11h

Compartilhe

Paixão de Cristo inspira encenações pelo mundo há séculos