Painéis Funarte de Regência Coral serão realizados a partir de junho

Fonte FUNARTE 28/05/2013 às 10h

 

Neste ano, os cursos acontecem em Teresina(PI), Mogi das Cruzes (SP), Rio Branco (AC) e Santarém (PA)

Com a colaboração de especialistas de várias regiões do Brasil, a Fundação Nacional de Artes promove, a partir de junho, a edição 2013 dos Painéis Funarte de Regência Coral. Neste ano, as ações serão realizadas em quatro cidades, abrangendo o Norte, Nordeste e Sudeste do país. A programação será aberta em Teresina, no Piauí, onde os Painéis ocorrerão entre os dias 10 e 15 de junho. Depois, os cursos seguirão para Mogi das Cruzes (SP), de 24 a 29 de junho; Rio Branco (AC), de 8 a 13 de julho; e Santarém (PA), de 29 de julho a 3 de agosto.

Os Painéis oferecem noções de técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal. Durante seis dias, os participantes – que podem ser coralistas ou regentes corais –, receberão aulas práticas e teóricas. Também será formado um grande coro, que se apresentará no concerto de encerramento. O programa é coordenado pelo Centro da Música da Funarte e conta com orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz.

Embora sejam realizados em cidades determinadas, os cursos estão abertos a participantes de todas as regiões, de forma a contribuir tanto para o aperfeiçoamento da prática coral e o enriquecimento de repertórios, quanto o contato entre grupos de diferentes localidades.

Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma reconhecida atuação do então Instituto Nacional de Música da Funarte que, a partir de 1979, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, com a realização de cursos, concursos e edições de partituras. Desde o início, esse trabalho foi realizado com a colaboração de órgãos públicos e privados nas várias regiões brasileiras.

Acesse aqui a programação completa

Baixe aqui a ficha de inscrição

Partituras on line – Aqui na página eletrônica da Funarte (www.funarte.gov.br/projetocoral), estão disponíveis para download gratuito partituras corais encomendadas pela Fundação Nacional de Artes, organizadas em três séries:

  • Música Coral Brasileira – apresenta 27 obras de renomados compositores brasileiros, parte do repertório encontrado há 25 anos em edições impressas e, agora, com comentários diversos. Texto bilíngue, transcrição fonética, gravação de texto por locutor brasileiro;
  • Música para Coro Juvenil – 12 obras
  • Música para Coro Infantil – 10 obras
    Essas duas últimas séries foram encomendadas pela Funarte a compositores/regentes corais voltados para esses tipos de coros. A série juvenil também é acompanhada de gravações das obras.
FUNARTE
Fonte FUNARTE 28/05/2013 ás 10h

Compartilhe

Painéis Funarte de Regência Coral serão realizados a partir de junho