Paim diz que Estatuto da Juventude deve ser aprovado na próxima quarta

Fonte Agência Senado 30/03/2013 às 17h

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (27), o senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou que o Estatuto da Juventude (PLC 98/2011) deve ser aprovado na próxima quarta-feira (3 de abril) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Paim, que é relator do projeto, disse que a aprovação estava prevista para a reunião desta quarta-feira, mas houve a necessidade de adiamento por conta de ajustes no texto do estatuto.

O senador ressaltou que o texto foi elaborafo com ampla participação de movimentos sociais ligados à juventude e contou com o apoio dos líderes partidários. Paim também elogiou a condução do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que é presidente da CAS. Paim informou que, depois da aprovação na CAS, será apresentado um requerimento de urgência para que o texto vá logo para o Plenário.

- Com a aprovação do estatuto, o Senado estará dando um grande passo rumo ao encontro com os jovens brasileiros – disse o senador, pedindo que a aprovação do projeto ocorra por unanimidade no Plenário.

Participação popular

Paim lembrou que o movimento coletivo dos jovens já esteve presente em vários momentos históricos do país, em prol da coletividade. Em 1901, os estudantes saíram às ruas no Rio de Janeiro (RJ) contra o aumento das passagens de ônibus. Em 1937, lembrou o senador, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1947, os jovens participaram da campanha “O Petróleo é nosso” e, em 1961, apoiaram a campanha pela posse do vice-presidente João Goulart na Presidência da República, após a renúncia do presidente Jânio Quadros.

Paim ressaltou que a juventude tomou lugar de destaque na luta contra a ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e no movimento “caras pintadas”, na década de 1990. O senador acrescentou que, na elaboração do estatuto, as lideranças da juventude sempre estiveram presentes.

- Isso mostra o envolvimento dos nossos jovens. Ao olhar para o estatuto, tenho orgulho da juventude brasileira de todos os tempos – declarou Paim.

Em aparte, o senador Waldemir Moka agradeceu antecipadamente aos presidentes da CE, Cyro Miranda (PSDB-GO), da CDH, Ana Rita (PT-ES), e da CMA, Blairo Maggi (PR-MT), pelo entendimento que pode permitir que o estatuto vá diretamente para o Plenário a partir da semana que vem. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o pronunciamento de Paim e manifestou interesse em examinar mais uma vez o texto do estatuto, na intenção  de fazer alguma sugestão.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 30/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Paim diz que Estatuto da Juventude deve ser aprovado na próxima quarta