Os virtuosos dedos mágicos do violonista Marcelo de la Puebla

Fonte BSB Comunicação 19/11/2009 às 0h
No próximo domingo (23), o Instituto Cervantes de Brasília tem a hora de apresentar o recital do violonista Marcelo de la Puebla. O virtuoso instrumentista herdou o talento de berço. Seu pai, chileno, era violonista popular, e sua mãe, dinamarquesa, pianista erudita. Com isso, Marcelo, recebeu o legado da sua musicalidade, além de incorporar, em suas obras e interpretações, as tradições e sonoridades de ambas as culturas paternas.

Desde muito cedo se apaixonou pela musicologia e estudou no Conservatório da Universidade do Chile. Seus passos o levaram a recorrer o continente sul-americano e a descobrir tradições e músicas populares que o inspiram suas interpretações.

Aluno do Maestro Alberto Ponce, Marcelo faz parte da história de violão clássico espanhol. Puebla ganhou prêmio por unanimidades do Conservatório Nacional Regional de Aubervilliers - La Corneuve e o Concurso Internacional de Violão de Tredez - Locquémeau.

O concerto que apresentará em Brasília está dividido em duas partes: na primeira o artista busca obras que possam contribuir para a convivência humana, como Ecos de Sefarad, de Joaquín Rodrigo, que se apropria de um dos mais belos temas da cultura Sefardita, La Rosa Enflorece. Nesta parte interagem as culturas européia, africana e latino-americana, fazendo com que as tradições judaica, cristã, islâmica e pagã convivam em harmonia. Na segunda parte homenageia a Victor Jara, um dos mais representativos artistas chilenos. Com obras escritas pelo chileno Juan Antonio Sanchez e pelo cubano Leo Brower, Marcelo busca evocar o que de melhor nos legou este artista: a música, a poesia, a alegria, a ternura e uma extraordinária força vital.

A entrada para a apresentação de Marcelo de la Puebla é gratuita. Porém os interessados deverão retirar os ingressos entre os dias 21 e 22 de agosto, na secretaria do Intituto Cervantes de Brasília. O evento não é apropriado para menores de 10 anos.


GUITARRÍSIMO com Marcelo de la Puebla
23 de agosto de 2009 às 20 horas
Entrada franca
Censura: 10 anos

INSTITUTO CERVANTES DE BRASÍLIA
SEPS 707/907 s/n lt D - Brasília - DF, 70390078

Informações: (61)3242-0603

Os ingressos deverão ser retirados na secretaria do Instituto Cervantes nos dias 21 e 22 de agosto.
BSB Comunicação
Fonte BSB Comunicação 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Os virtuosos dedos mágicos do violonista Marcelo de la Puebla