Os Olhos do Surubim Rei, na Funarte MG

Fonte FUNARTE 23/04/2013 às 16h

Os Olhos do Surubim Rei, na Funarte MG

Vencedor do Prêmio Mais Cultura, Grupo Kabana propõe uma viagem surpreendente pelos mistérios e encantos do Rio São Francisco.

 

Vencedor do Edital Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco, o Grupo Kabana de teatro apresenta, na Funarte MG, nos dias 27 e 28 de abril, às 16h, o espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei. A montagem utiliza técnica de manipulação de bonecos sobre a água, muito popular em Hanói – Vietnã e inédita no Brasil. Sua origem é obscura, mas possivelmente já no século XI integrava a vida cultural daquele país. Era uma arte cujos segredos, mantidos restritos, se transmitiam dos mais velhos aos mais jovens dentro de uma mesma família.

Foi, então, em uma técnica utilizada por um povo de cultura tão diferente e distante, que o Grupo Kabana foi se referenciar para, nessa montagem, assim como na tradição vietnamita, falar da vida, personagens, mitos e lendas dos povos ribeirinhos.

O espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei”, apresentado em 2009, 2010, 2011 e 2012, em 40 cidades que integram as Bacias do Médio e Alto São Francisco, e Rio Jequitinhonha, já soma mais de 450 apresentações para um público estimado de 70.000 espectadores. As próximas apresentações serão nos dias 25 e 26/04, para escolas convidadas, e nos dias 27 e 28/04, as sessões serão gratuitas, com ingressos limitados, que deverão ser retirados com 1 h de antecedência, na bilheteria da Funarte MG.

Projeto contemplado no edital Microprojetos Rio São Francisco

Local: FUNARTE MG – Rua Januária – 68 – BH

Ficha Técnica

Direção geral: Mauro XavierDramaturgia: Nélida PradoCriação de bonecos: Tião VieiraTrilha sonora: Pedro Delgado e Geovanne Sassá/Luiz VitorinoProgramação visual: Léo LadeiraManipulação de bonecos: Valney Almeida, Cici Duarte, Lira Xavier e Nélida Prado

FUNARTE
Fonte FUNARTE 23/04/2013 ás 16h

Compartilhe

Os Olhos do Surubim Rei, na Funarte MG